• Matéria: Filosofia
  • Autor: fabiogtimozu0xy
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir das Leituras realizadas no seu livro didático, principalmente na seção 2.4 Capitalismo, desigualdade e dominação em Max Weber, observa-se a relação entre religião e sociedade que se dá pelos valores introjetados nas pessoas e transformados em motivos da ação social. A interpretação de Weber sobre as ações individuais indica que a racionalidade é uma importante característica do mundo moderno. Por isso, hoje não haveria mais a necessidade de recorrer a entidades metafísicas para dominar a realidade e as concepções religiosas cederiam lugar à concepção mais racionalizada da vida. Contudo, estudos demonstram que alguns segmentos da política partidária brasileira adotam cada vez mais da religião como uma estratégia política para à ação.

Para saber mais sobre o tema Religião e Política, leia também o artigo de Ricardo Chapola - Religião e política: na eleição de 2018 e em outras disputas. O autor em suas pesquisas observa que a política e a religião sempre andaram de mãos dadas, durante séculos, a Igreja e as monarquias eram praticamente uma única instituição. Segundo o autor, “No Brasil, sob a colonização de Portugal e mesmo depois da Independência, em 1822, durante o Império, não foi diferente. E isso durou até 1890, logo após a proclamação da República. Naquele ano, o país adotou a ideia do Estado laico, que consiste na divisão formal entre Igreja e Estado. Isso aconteceu por força do decreto nº 119-A, de autoria do então presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Hoje, a Constituição Federal de 1988 cita a palavra Deus em seu preâmbulo, mas mantém a ideia de que o Estado não pode se manifestar religiosamente.

De acordo com o conceito de ação social de Max Weber e a atual realidade política do Brasil, reflita sobre os seguintes questionamentos: que tipo de ação social é a ação religiosa? Como Weber compreende e interpreta a ética protestante e sua interferência no desenvolvimento do capitalismo? O uso da religião na política dá mais segurança ao eleitorado?

Desenvolva um comentário crítico embasado nas pesquisas sobre as teorias de Max Weber, procurando atender os questionamentos realizados.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
49

De acordo com Weber, as ações são movidas por fins e por valores apresentam relação com o sentimento de que ocorria o estabelecimento pela cultura protestante com o desenvolvimento da economia. Ao quebrar a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, que o colocava na posição de trabalhador para seu sustento próprio.

Dessa forma, a ética protestante do trabalho, consistiu em um termo desenvolvido por Weber que faz uma contrastação com o entendimento religioso.

Bons estudos!

respondido por: bryanavs
0

No que diz respeito à ação social, para Weber eram quatro aspectos que se estendiam e explicavam a realidade social como um todo.

Vamos aos dados/resoluções:  

Quando desenvolvemos um raciocínio sobre a mentalidade e perspectiva de Weber, percebemos que algumas condutas eram projetadas para determinamos objetivos e convicções. Que acabavam interagindo entre si com o sentimento que estava sendo firmado por todo o campo da cultura protestante aliado ao crescimento da economia.  

E isso por si só, já ia deteriorando a imposição que era absoluta da igreja católica sobre os indivíduos, e isso acabava pondo-o em uma situação de trabalhador para seu próprio desenvolvimento, e não para custear a igreja em busca de algum tipo de "salvação eterna".  

E dessa forma, a ética protestante que ele projetava, foi um termo desenvolvido pelo mesmo, indo ao contrário do que o atendimento religioso reverberava durante todo esse período da ética protestante.  

Para saber mais sobre o conteúdo:  

https://brainly.com.br/tarefa/26668483

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Anexos:
Perguntas similares