1) Analise o fragmento a seguir.
Destaquemos que nossa formação social/nossas formações sociais está/estão marcada/s pelo desafio da emancipação haja vista o caráter da subordinado com que se dá nossa inserção no sistema mundo capitalista moderno colonial desde seu primeiro momento, em 1492. E mais, esse caráter subordinado exige que nos desprendamos das ____________ que se forjaram sobre nós que associam esse caráter subordinado a alguma natureza inferior seja de ordem _________ ou mesmo natural.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas:
a)
Representações coloniais, divina.
b)
Leituras eurocêntricas, metafísica.
c)
Leituras coloniais, metafísica.
d)
Leituras coloniais, cultural.
e)
Representações coloniais, metafísica.
2)
Estati´sticas atuais apontam que cerca de 85% da populac¸a~o do Brasil vive em cidades e essa proporc¸a~o alcanc¸a quase 50% para o planeta. Regulada basicamente pelos mecanismos do mercado, a ocupac¸a~o do solo urbano leva a que na intensa urbanizac¸a~o existam agudas desigualdades que resultam em extensa periferizac¸a~o na maioria das cidades que crescem por meio da ampliac¸a~o de seus limites.
Sobre o referido contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.Zonas centrais dos nu´cleos urbanos acabam por ser remodeladas na voragem de uma elitizac¸a~o dos espac¸os, novamente expulsando moradores mais desvalidos. Esse e´ um dos lados do quadro de desigualdades sociais e custos urbanos presentes no Brasil contempora^neo.
II.A histo´ria de cidades como Sa~o Paulo na~o poderia ser escrita sem considerar as diferentes formas de separac¸a~o socioespacial.
III.Dentre as mais extremas situac¸o~es de pobreza no habitar, esta´ a ocupac¸a~o da terra, sem legitimidade da propriedade ou posse, em aglomerados que a municipalidade convencionou chamar de "habitac¸o~es subnormais".
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I
b)
apenas I e II
c)
apenas I e III
d)
apenas II e III
e)
I, II e III
3)
Analise o fragmento a seguir.
No Brasil, as dificuldades com que se defronta o professor para o trabalho com esse gênero são de outra ordem. Constantemente, deparamo-nos com essa modalidade na televisão. São incontáveis os programas do tipo talk show ou "torneios verbais" que colocam em choque oponentes em programas de auditório. Sobretudo nos períodos que antecedem as eleições políticas, esse gênero é veiculado pela televisão, sempre com grande interesse por parte dos telespectadores. Nesses embates, os oponentes se colocam frente a frente num confronto em que o vencedor quase sempre é aquele que agride ou ridiculariza o adversário. O outro, por sua vez, busca brechas na fala do adversário para anular os seus argumentos e fazer prevalecer a sua posição. Esse é o tipo de gênero que domina as representações dos indivíduos na sociedade brasileira, uma espécie de "antimodelo" que dificulta o trabalho do professor com essa prática de linguagem.
A qual gênero de linguagem o fragmento faz referência?
Alternativas:
a)
pegunta e resposta
b)
debate
c)
narrativa
d)
conto
e)
reportagem jornalística
4)
Analise o fragmento a seguir.
A família não é o único contexto em que a criança tem oportunidade de experienciar e ampliar seu repertório como sujeito de aprendizagem e desenvolvimento. A escola também tem sua parcela de contribuição no desenvolvimento do indivíduo, mais especificamente na aquisição do saber culturalmente organizado em suas distintas áreas de conhecimento. Como destaca Szymanski (2001), a ação educativa da escola e da família apresenta nuances distintas quanto aos objetivos, conteúdos, métodos e questões interligadas à afetividade, bem como quanto às interações e contextos diversificados.
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:
Alternativas:
a)
A família é o único contexto em que a criança tem a oportunidade de se desenvolver enquanto sujeito.
b)
A escola é o único contexto em que a criança tem a oportunidade de se desenvolver enquanto sujeito.
c)
A escola é o local em que se possibilita a aquisição do saber culturalmente organizado em suas distintas áreas de conhecimento.
d)
A escola é um ambiente natural, que sempre existiu na história humana.
e)
Não deve existir interação entre instâncias que são opostas, a saber, a família e a escola.
Respostas
respondido por:
31
Resposta:
1. D - Leituras coloniais, cultural.
2. E - I, II e III
3. B - debate
4. C - A escola é o local em que se possibilita a aquisição do saber culturalmente organizado em suas distintas áreas de conhecimento.
5. C - Pedagogia do oprimido, Paulo Freire.
Explicação:
Todas corretas. Aproveitem amigos
brunocadoshepe4px4:
Todas estão corretas.
respondido por:
13
Av2 práticas pedagógicas
1. D
2. E
3. B
4. C
5. C
Corrigido pelo ava
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás