Quais são as principais diferenças entre a democracia grega antiga e a democracia praticada no mundo contemporâneo, inclusive do Brasil.
Respostas
Resposta:
A democracia grega não era tão 'universal' quanto a democracia que conhecemos hoje.
Explicação:
Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Tal opção não envolvia algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria cultura ateniense.
Na concepção desta antiga sociedade, aqueles que não compartilhavam dos mesmos costumes de Atenas não poderiam ter a compreensão necessária para escolher o melhor para a pólis. Além disso, observando o modo como os atenineses viam a mulher, sabemos que tal exclusão feminina se assentava na “inferioridade natural” reservada ao sexo feminino. Por fim, os escravos também eram politicamente marginalizados ao não terem o preparo intelectual necessário para o exercício da política.
Com o passar do tempo, essa concepção de sociedade e política mudou (principalmente com o Iluminismo), até chegarmos ao modelo atual de democracia.