Willian passou para o 7º ano e devido à transferência de trabalho do pai precisou mudar de cidade e conseqüentemente iniciou numa nova escola. Já no primeiro dia de aula sentiu certa hostilidade por parte de um grupo de meninos, especialmente, por James que olhava constantemente em sua direção, cochichava com os demais e ria. Willian já apresentava dificuldades de baixa estima devido ao sobrepeso e as sardas na pele. Nas semanas que se seguiram a situação ficou mais difícil, pois James e seu grupo, formado por mais quatro meninos, começaram a insultar Wlillian por meio de apelidos como: "rolha de poço"; "elefante"; "onça pintada" e "baleia". Isso fazia com que Willian se isolasse dos demais alunos e perdesse o interesse pela escola. Mas o desrespeito não parou por aí e as agressões passaram a ser físicas, pois James, e seu grupo, perceberam que Willian não reagia e que ninguém o defendia. Em casa, a mãe de Willian, descobriu por um acaso estas agressões quando viu manchas roxas em suas pernas; mas ele a princípio deu uma desculpa, com medo das ameaças do grupo. Seus pais procuraram a escola para questionar o que estava acontecendo e a pedagoga ficou de verificar com os professores.
Elaborado pela professora, 2020.
Analisando a situação descrita acima, elabore um texto dissertativo (mínimo 10 e máximo 15 linhas) sobre o Bullying no contexto escolar, considerando:
1) A apresentação da justificativa de que a situação exposta caracteriza-se como Bullying.
2) As características apresentadas pelos alunos, tanto vítima quanto agressores e espectadores, que a escola deve estar atenta para identificar casos de Bullying.
3) A importância de ações preventivas que podem ser utilizadas pela escola. Apresente uma sugestão e argumente sobre sua relevância no combate ao Bullying.
Respostas
O bullying deve ser denunciado, visto que a ação contrária a isso contribui ainda mais para que ações danosas com essas se proliferem no ambiente estudantil.
O bullying escolar caracteriza-se por qualquer tipo de ação ou atitude que visa humilhar e denegrir a imagem de uma pessoa dentro do contexto educacional.
A pessoa que sofre o bullying tende a ser retraída e evitar contato com as demais pessoas, os agressores tendem a ser mais expostos movidos por um falso prazer ao praticar o bullying e os espectadores em sua grande totalidade tendem a permanecer inalterados temendo que o mesmo possa acontecer com eles.
Por isso, deve-se realizar ações preventivas de combate ao bullying, tais como:
- penalidades aos infratores;
- palestras de conscientização;
- semana de combate ao bullying.
Bons estudos!
Resposta:
Infelizmente o bullying vem fazendo parte da rotina escolar, e grande parte das crianças e adolescentes vem vivenciando essa situação, que para algumas pessoas é considerado brincadeira. Mas que brincadeira é essa que fere o outro emocionalmente e fisicamente?
O bullying não pode ser encarado como uma brincadeira ou provocação natural entre crianças e adolescentes. bullying não é brincadeira pois ele contribui para diminuir a autoestima e fazer com que as vitimas tenham dificuldades de confiar na pessoas e de se relacionar. o combate ao bullying merece toda a atenção para ser prevenido e combatido com ações educativas e de conscientização do mesmo e assim trabalhando com os alunos o respeito ,a amizade , a família e a solidariedade.
O corpo docente das unidades escolares tem que estar sempre atentos ao comportamentos e vocabulários no ambiente escolar. Medidas para esclarecer o que é o bullying também devem ser realizadas.
É importante que o bullying na escola seja identificado e combatido de forma eficaz para evitar complicações para a vitima.
Explicação: