A empresa Alfa é uma prestadora de serviços educacionais que atua em todo o estado. Possui centenas de colaboradores e apresenta uma rotatividade elevada. Nas entrevistas de desligamento, os funcionários demitidos são perguntados se voltariam a trabalhar na empresa e cerca de 90% respondem que não. Mauro Neto, gestor de RH, resolveu trabalhar nesse ponto acreditando que os colaboradores não estabeleciam vínculos sólidos com a empresa e isso contribuía para elevar a rotatividade do pessoal.
Imagine que Mauro Neto tenha contratado você como assessor(a) para trabalhar o fortalecimento desses vínculos. O que você faria? Proponha uma sugestão.
Respostas
Diante do desenvolvimento de atividades o setor de recursos humanos de uma empresa, é imprescindível que o setor de rotatividade pessoal receba atenção necessária, onde a empresa irá buscar profissionais que sejam mais motivados com o trabalho desenvolvido, mas também buscará melhorias necessárias no sistema, a fim de gerar maior motivação na equipe.
Visando assim, evitar o processo oneroso de demissão, levando em conta os gastos necessários com a saída de um funcionário do ambiente empresarial.
Resposta:
O bem-estar no trabalho pode contribuir para que as pessoas trabalhem melhor e fortaleçam os vínculos com a sua organização. Como em todas as relações humanas, relacionamentos frágeis são facilmente desfeitos, ao passo que relacionamentos mais sólidos tendem a durar mais. Para que as pessoas estabeleçam relações mais sólidas com a empresa, é fundamental identificar elementos afetivos que promovam um sentimento de orgulho e pertencimento. Uma das estratégias possíveis é retirar, por um tempo, as pessoas de suas funções rotineiras e as envolverem em projetos inovadores. Isso dará a percepção de importância necessária para o bem-estar no trabalho.
Explicação: