Respostas
Resposta:
Explicação:
1808” é um livro do jornalista Laurentino Gomes, publicado em 2008, que conta a história da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
- resumo de 1808
- a fuga
Devido a ameaça do francês Napoleão Bonaparte, D. João foge de Portugal e se refugia no Brasil.
Napoleão estava em guerra com a Inglaterra, aliada de Portugal, e havia decretado o Bloqueio comercial a Inglaterra que consistia no fechamento dos portos europeus ao comércio de produtos britânicos.
Em novembro de 1807, as tropas de Napoleão marcharam em direção a Lisboa com o intuito de destruir a Coroa Portuguesa.
E como D. João não tinha exército para se defender, decidiu fugir para o Brasil levando toda a família real com maior parte da nobreza, os tesouros e todo o aparato do Estado, sob a proteção da Marinha Britânica.
- A viagem
A viagem não foi exatamente um período de luxo. Em um total de 58 navios, havia cerca de 10 mil e 15 mil pessoas dividida entre os navios, uma parcela pequena considerando que Lisboa tinha cerca de 200 mil habitantes.
Entre os tripulantes estavam pessoas da nobreza, conselheiros reais e militares, juízes, advogados, comerciantes e suas famílias. Também viajavam médicos, bispos, padres, damas-de-companhia, camareiros, pagens, cozinheiros e cavalariços.
Durante a viagem que durou quase dois meses para atravessar o Oceano Atlântico, os navios foram infestados de piolhos, sendo necessário que as mulheres raspassem a cabeça, além de passar banha de porco e pó antisséptico à base de enxofre.
Os navios passaram por intensas tempestades, e se perderam uns dos outros. Os tripulantes com enjoo, vomitavam sobre as amuradas dos navios.
Além disso, devido ao calor das zonas tropicais, ratos, baratas e carunchos infestaram os depósitos de mantimentos. Sem água, pois ficou contaminada por bactérias e fungos. E sem alimentos, as pessoas ficavam doentes.
- A chegada
Após 54 dias de viagem em alto mar, Dom João aportou em Salvador no dia 22 de janeiro de “1808”. Os dias que a Coroa passou na Bahia foram de festas, comemorações e decisões que mudariam o Brasil para sempre.
Até então, o Brasil era monopólio dos portugueses, mas antes de partir para o Rio de Janeiro, Dom João acabou com o Pacto Colonial, que consistia em o Brasil fazer comércio apenas com Portugal.
Com o fim do pacto, os portos de Salvador foram abertos para o comércio de todas as nações amigas de Portugal.
Chegada ao Brasil em “1808”
Quando a Coroa Portuguesa chegou ao Brasil, em “1808”, a corte encontrou uma colônia atrasada e ignorante, com um amontoado de regiões que não tinham contato entre si, isoladas, sem comércio qualquer nem nenhuma outra forma de relacionamento.
- A maioria da população estava localizada no litoral. Em um total de cerca de 3 milhões de habitantes, a população indígena era estimada em 800.000 pessoas, e a outra parte, de cada três habitantes, um era escravo.
- A transformação
Antes da chegada da Família real, o Brasil sofria de muitas carências, como falta de estradas, escolas, moedas, hospitais, bancos, empresas e o mais importante um governo organizado para assumir o país.
Após a chegada da Coroa, em “1808”, o país começou a passar por grandes mudanças, pois estimulou o povoamento e a exploração das riquezas da colônia.
Apenas 48 horas após a chegada no Rio de Janeiro, Dom João formou seu novo gabinete, que iria criar um novo país.
Então, foi autorizada a construção de fábricas, de estradas, escolas de ensino superior, sendo que havia apenas assistência do ensino básico.
Dom João criou também o Banco do Brasil, a Imprensa Régia e o Jardim Botânico. Além disso, as regiões inexploradas por serem distante, também passaram a ser exploradas e mapeadas.
O país sofreu mudanças no aspecto administrativo e nas artes também. Dom João, contratou famosos artistas franceses para refinar os hábitos do Brasil Colônia.
O ponto alto da transformação foi em 16 de dezembro de 1815, no mesmo dia do aniversário da rainha Maria I, Dom João declarou o Rio de Janeiro como sede oficial da coroa, e elevou o país a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.
A riqueza e o poder dos senhores eram simbolizados pela quantidade de escravos e serviçais que os acompanhavam.
- Portugal abandonado
Durante os treze anos que Dom João VI ficou no Brasil, a população que ficou abandonada em Portugal sofria com a fome. Tanto que entre 1807 e 1814, o país perdeu uma quantidade enorme de habitantes, cerca de meio milhão de habitantes, devido à fome e a guerra.
Além disso, Portugal também empobreceu economicamente, pois após a abertura dos portos, os comerciantes que eram beneficiados pelo monopólio do comércio foram prejudicados. E Portugal não era nada sem o comércio brasileiro.
Cerca de uma década depois, a população portuguesa se revoltou contra o abandono da Coroa Portuguesa e se rebelou contra o domínio inglês e exigiam o retorno de Dom João VI.
Com medo de perder Portugal, Dom João retorna a Lisboa e deixa o Brasil sob o comando do seu filho, o príncipe Dom Pedro.