(Simulado Enem)
A revista TPM n. 40 (p. 58) convidou a atriz Alinne Moraes para servir de guia aos jornalistas paulistanos "nas areias escaldantes das praias cariocas". Como diz o texto, Alinne, "pra virar uma carioca autêntica, só falta deixar de chamar padaria de padoca". Vejamos um dos passeios que a atriz recomenda a quem vai ao Rio de Janeiro:
Mesmo sendo longe da minha casa, sempre que posso vou ao Cine Odeon, no Centro, para uma sessão de cinema. Lá, tudo é especial: a pipoca parece mais caseira, o cinema tem cara de cinema, as poltronas são fofinhas, tudo com aquele glamour que só as coisas antigas têm. Se você estiver com fome antes ou depois da sessão, aproveite que lá dentro tem uma filial do “Ateliê Culinário”, um dos meus restaurantes prediletos. Peça uma das quiches com salada. Se estiver frio, vá de chocolate quente. Coisas simples que lá são super bem-feitas. Por que o Odeon é meu cinema preferido? Sabe quando a gente sente saudades do que você não viveu? É meio isso: lá eu tenho essa sensação. Gosto de coisas que me remetem ao passado. Sou um pouco assim com tudo.
Como ocorre com qualquer texto, esse foi escrito com determinados objetivos: toda comunicação tem uma determinada função, a linguagem nunca é usada à toa. Tomando por base o que você leu, marque a alternativa correta.
A
ocorre no texto apenas a função referencial da linguagem: o enunciador dá informações sobre o Rio de Janeiro de forma objetiva, usando uma linguagem informal.
B
há no texto apenas a função apelativa, percebida pelo uso das expressões aproveite, peça, fofinha, super bem-feitas, que criam um efeito de aproximação com o público.
C
a única função da linguagem presente no texto é a emotiva, como se nota por meio da relação emocional entre a atriz e o espaço descrito: o efeito de subjetividade está presente no uso de uma linguagem despojada, mais próxima do leitor, e de termos como saudades, preferido, tenho essa sensação.
D
no texto estão presentes as funções referencial, apelativa e emotiva. A linguagem utilizada é predominantemente informal, de acordo com as expressões fofinha e super bem-feitas. A construção que me remetem ao passado, contudo, apresenta maior formalidade.
E
há no texto três funções: a referencial, a emotiva e a apelativa. Como se trata de um texto jornalístico, apenas a função referencial deveria ter sido explorada, para criar uma impressão de objetividade no relato. A linguagem, também, deveria ser mais formal.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
A )ocorre no texto apenas a função referencial da linguagem: o enunciador dá informações sobre o Rio de Janeiro de forma objetiva, usando uma linguagem informal.
Errado. a narração é quase poética.
B )há no texto apenas a função apelativa, percebida pelo uso das expressões aproveite, peça, fofinha, super bem-feitas, que criam um efeito de aproximação com o público.
Errado. Existe a função apelativa, mas existe a função saudosista.
C ) a única função da linguagem presente no texto é a emotiva, como se nota por meio da relação emocional entre a atriz e o espaço descrito: o efeito de subjetividade está presente no uso de uma linguagem despojada, mais próxima do leitor, e de termos como saudades, preferido, tenho essa sensação.
Correto. A função emotiva é preponderante.
D )no texto estão presentes as funções referencial, apelativa e emotiva. A linguagem utilizada é predominantemente informal, de acordo com as expressões fofinha e super bem-feitas. A construção que me remetem ao passado, contudo, apresenta maior formalidade.
Errada. a linguagem utilizada é predominantemente emotiva.
E )há no texto três funções: a referencial, a emotiva e a apelativa. Como se trata de um texto jornalístico, apenas a função referencial deveria ter sido explorada, para criar uma impressão de objetividade no relato. A linguagem, também, deveria ser mais formal.
Errado. Por se tratar de uma entrevista a linguagem segue o referencial do entrevistado.
Quer saber mais? acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/263373
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
d
Explicação: