Respostas
Resposta:
Se está falado da Primeira Guerra Mundial, são: a Primeira Fase é a da Guerra de Movimentação (1914), na qual a Tríplice Aliança avançou com seus exércitos, a Segunda Fase é a Guerra de Trincheira (1915-1917), que foi quando a Triplice Entente barrou o avanço da Triplice Aliança e a Terceira Fase foi a Guerra de Movimento ou Fase Final (1918), na qual a Triplice Entente começou a avançar(ganhar conflitos e retomar terras) contra a Triplice Aliança, por causa da entrada dos EUA no lado da Triplice Entente e da criação de novas técnologias, como o blindado.
Explicação:
• Guerra de Movimento: ocorreu de agosto a novembro de 1914 quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux, e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.
• Guerra de Posições: aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Nessa fase que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas), como a guerra de trincheiras. E também foi nessa fase em que os EUA entrou na Primeira Guerra Mundial, os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. No dia 6 de abril de 1917, os norte-americanos declararam guerra à Alemanha. Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em 1917, da Guerra, em razão da Revolução Socialista Russa. Em tal momento, a Tríplice Aliança havia ganhado dois aliados, a Bulgária e a Turquia; e a Tríplice Entente teve a adesão da Romênia, Portugal, Japão, Argentina e Brasil.
• Ofensivas de 1918: Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados). A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto, a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. A força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses. No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra, e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar.