O método dialético se faz pela investigação através da contraposição de elementos conflitantes e a compreensão do papel desses elementos em um fenômeno. O pesquisador deve confrontar qualquer conceito tomado como “verdade” com outras realidades e teorias para se obter uma nova conclusão, uma nova teoria. Assim, a dialética não analisa o objeto estático, mas contextualiza o objeto de estudo na dinâmica histórica, cultural e social. Vale destacar que Há três momentos básicos no método dialético, que são:
1-A Pesquisa (um objeto a ser estudado), a apresentação (a exposição da pesquisa) e a conclusão (o resultado da confrontação de ambas as ideias).
2-A introdução (uma ideia pretensamente verdadeira), o desenvolvimento (o conteúdo em si) e a conclusão (o resultado das ideias).
3-A tese (uma ideia pretensamente verdadeira), a antítese (a contradição ou negação dessa essa tese) e a síntese (o resultado da confrontação de ambas as ideias).
4-A tese (uma ideia pretensamente verdadeira), a antítese (a contradição ou negação dessa essa tese) e a subtese (o nascimento de uma nova tese).
5-A tese (uma ideia pretensamente verdadeira), a subtese (a contradição ou negação dessa essa tese) e a síntese (o resultado da confrontação de ambas as ideias).
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
ALTERNATIVA 3
Explicação:
O primeiro momento: TESE (uma ideia pretensamente verdadeira)
O segundo momento: ANTÍTESE (a contradição ou negação dessa essa tese)
O terceiro momento: SÍNTESE (o resultado da confrontação de ambas as ideias)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás