• Matéria: Filosofia
  • Autor: vania8265
  • Perguntado 7 anos atrás

..] em harmonia com o pensamento aristotélico, [...] considera a filosofia como uma disciplina essencialmente teorética, para resolver o problema do mundo. Considera também a filosofia como absolutamente distinta da teologia – não oposta – visto ser o conteúdo da teologia arcano e revelado, o da filosofia evidente e racional."  
O trecho citado refere-se a um dos períodos que marcam as rupturas da Idade Média no que se refere à Filosofia, bem como seu principal expoente. Sobre ele, marque a alternativa que indica o nome desse pensador e o Período a ele relacionado.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
62

As alternativas são:

a. Adorno e a Escola de Frankfurt.

b. Marx e as Teorias Dialéticas.

c. São Tomás de Aquino e a Escolástica.

d. Santo Agostinho e a Patrística.

e. Sócrates e o Período Socrático.

É correta a alternativa C, tendo sido São Tomás de Aquino responsável por uma "virada" na Filosofia Medieval, buscando não a submissão da Razão a Fé (como fazia Agostinho), mas o esclarecimento da Fé, que era um mistério sobrenatural, por meio da Razão (uma faculdade humana de entendimento).

Foi um período marcado ainda por forte influência da Igreja na filosofia e na vida cultural europeia, mas que já apresentava também os primeiros sinais de uma retomada racionalista, o que seria a característica principal do período seguinte.

respondido por: Martaferreiralopes
31

Resposta: São Tomás de Aquino de aquino e a escolástica

Explicação:

Perguntas similares