Respostas
Resposta: O mito, na Idade Antiga, era a forma "fabulosa" de os gregos explicarem coisas sobre as quais não entendiam. Hoje em dia temos a ciência para desvendar muitas coisas, porém os mitos continuam sendo uma forma de entender o mundo, onde a ciência ainda não pode explicar.
Explicação: Para os gregos, a forma mítica antecede o nascimento do pensamento filosófico. O mito foi a primeira maneira encontrada pelo homem para explicar a realidade na qual se encontrava imerso. Portanto, naquela época, o mundo era "explicado" através dos deuses. Coisas boas eram bençãos dos deuses, e coisas ruins, eram sinal de desaprovação. E para tudo que existia no mundo, existia uma história fantasiosa sobre sua criação/surgimento. Por exemplo: Porquê o sol nasce e põe? Porque Apolo o leva em sua carruagem de fogo de leste à oeste.
Hoje em dia sabemos que o sol não é transportado em uma carruagem, mas não sabemos dizer precisamente como ele surgiu, por exemplo. Os mitos atuais podem ser encontrados em diversas religiões, crenças, superstições, pensamentos políticos, etc. Parece que o homem precisa pelo menos da sensação de entender o mundo, para viver em paz, do que simplesmente não fazer ideia do como/por que o mundo é como é.