Segundo Gaston Bachelard, epistemólogo francês, um dos aspectos que dificultam o ensino e a aprendizagem estárelacionado com a presença do que ele chama de obstáculos epistemológicos. Pesquisadores em ensino de Química têmidentificado tais obstáculos nas relações dialógicas entre o professor e o aluno e também nos livros didáticos. Com base nisso,considere que os trechos a seguir foram hipoteticamente retirados de livros didáticos de nível médio de ensino.Trecho 1O flúor é o elemento químico mais eletronegativo do grupo 17. Por ser o mais eletronegativo, sente mais necessidade de atraira nuvem eletrônica para si.Trecho 2Para facilitar o conceito de orbital, imagine a hélice de um avião rodando em alta velocidade. O espaço delimitado pela héliceé chamado de orbital e o elétron se localiza no espaço delimitado pelo giro da hélice.Trecho 3O ácido carbônico ioniza-se, liberando um H+ para o meio, podendo reagir com íons Na+, formando o sal ácido bicarbonato desódio.Considerando cada um dos trechos e as idéias de Bachelard,a) identifique o obstáculo (animista, realista ou substancialista) contido em cada trecho;b) explique cada um dos obstáculos identificados relativos aos respectivos trechos;c) reescreva cada trecho de modo que tais obstáculos não estejam mais presentes.
#ENADE
Respostas
a) Obstáculo animista, realista e sem obstáculo, para os trechos 1, 2 e 3 respectivamente.
b) Os obstáculos epistemológicos são barreiras a aprendizagem e construção do conhecimento científico dos alunos.
O obstáculo animista ocorre ao assimilar características humanas a um fenômeno ou objeto, que no trecho 1 pode ser identificada pela expressão "sente mais necessidade" sendo que um elemento químico não possui sentimento.
Já no obstáculo realista, o autor trata o objeto de estudo como se fosse algo concreto, escapando do conceito abstrato. No trecho 2 pode ser identificado pela frase "imagine a hélice de um avião", um orbital é um conceito matemático, não linear e não concreto, muito diferente da hélice de um avião.
c) O flúor é o elemento químico mais eletronegativo do grupo 17. Por ser o mais eletronegativo, atrai a nuvem eletrônica para si.
O orbital pode ser calculado matematicamente pela equação de Schrödinger, que assimila a probabilidade dos um elétrons ocuparem certas regiões no entorno do núcleo atômico.
Bons estudos!