O Planejamento constitui-se em um ato técnico/operacional/racional, mas não podemos esquecer que é também um ato político.
Segundo Barbosa, (1991, p. 49) “[...] a dimensão política decorre do fato de ser o planejamento um processo contínuo de tomada de decisões, na busca de caminhos, sobre o que fazer, por que, para que fazer, onde fazer e quando fazer, quer pela área governamental, quer pela área privada”.
Planejamento estratégico e planejamento participativo são modalidades de planejamento.
Utilizando as referências do livro da disciplina, vamos debater quais são as características dessas duas modalidades de planejamento e como elas são aplicadas no cotidiano sócio institucional do assistente social.
Respostas
A tomada de decisão corresponde as fases do planejamento estratégico que se desenvolve a partir de quatro instrumentos básicos, sendo:
- O ato de planejar;
- A organização;
- A direção e o controle.
Os setores empresariais precisam utilizar a gestão de qualidade com base no planejamento, analisando o que foi produzido e utilizando as avaliações para mensurar as possíveis estratégias desde o micro até o macro da empresa.
Um bom exemplo no processo de tomada de decisão é visto quando a gestão de uma empresa, observa os candidatos durante uma possível contratação, avaliando quais podem compor seu quadro para que não seja comprometido o planejamento empresarial, e, assim, a situação de oferta e de procura, dialogam respectivamente com a necessidade de novos membros para a equipe e a procura para a prestação de serviço na empresa.