Respostas
1- As capitais mais altas do mundo:
Duas capitais latino americanas ocupam as primeiras posições mundiais quando o assunto é altitude. La Paz, na Bolívia, é a única capital nacional que está acima dos 3.500 metros de altitude. A segunda colocada – Quito, no Equador – não chega nem perto disso: está a “apenas” 2.850 metros acima do nível do mar.
O Top 5 das capitais mais altas do mundo é completado pelas cidades de Thimphu (Butão, 2.648 metros), Bogotá (Colômbia, 2.625 metros) e Addis Abeba (Etiópia, 2.355 metros).
Vale lembrar que quando você for viajar para algum destes destinos – ou qualquer outro com altitude elevada – é natural sentir um desconforto nas primeiras horas ou, até mesmo, durante os primeiros dias. Fazer uma boa aclimatação é essencial para que você não tenha a viagem arruinada pelo temido mal de atitude.
2.- O lago navegável mais alto:
O posto de lago navegável mais alto do mundo também é ocupado por um latino americano: o Titicaca. Com a superfície acima dos 3.800 metros, o Lago Titicaca possui profundidade média de 160 metros, com a máxima podendo chegar a 280 metros.
Se você quiser conhecer esta maravilha natural basta arrumar suas malas e partir para a Bolívia ou Peru. Do lado peruano a cidade de Puno é a mais indicada para se aventurar nas águas do lago. Já na Bolívia, a pequena Copacabana funciona como base para que você se encante com as paisagens da Isla del sol.
3- A cachoeira com maior queda d’água do mundo:
Mais um mundial conquistado pela América Latina, desta vez, na categoria cachoeira com a maior queda de água. Salto Angel, na Venezuela, possui 979 metros sendo que 807 são de queda livre.
4.O prédio mais alto:
Desde 2015 é possível ter uma vista de 360° de Santiago, no Chile, através do mirante mais alto da América Latina. Do alto dos seus 300 metros e 62 andares, o Sky Costanera se tornou um daqueles lugares que não pode ficar de fora durante uma viagem pela capital chilena.
5.A primeira mulher que foi eleita presidente:
A primeira mulher a assumir a presidência de um país na América Latina foi María Estela Martínez de Perón, em 1974 na Argentina. Após a morte do então presidente Juan Domingo Perón, coube a ela – que era sua esposa e vice presidente – assumir o governo do país. Seu mandato foi interrompido em 1976 por um golpe militar.
Quase vinte anos depois, em 1990, finalmente tivemos a primeira mulher eleita na América Latina: Violeta Chamorro governou a Nicarágua até 1997.
(Obs: espero ter te ajudado ). :)