Leia o trecho a seguir, de uma reportagem publicada no dia 21 de março de 2017.
"As desigualdades social e de gênero se acentuaram no Brasil. Esse é o diagnóstico revelado pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), com dados de 2015, divulgado nesta terça-feira (21/03/2017). O país ocupa o 79 lugar entre 188 nações no ranking de IDH, que leva em conta indicadores de educação, renda e saúde, mas despencou 19 posições na classificaçao correspondente à diferença entre ricos e pobres. Enquanto a nota de 0.754 do Brasil se mantém estagnada,
preservando-o em um patamar considerado alto pela ONU, o número cai para 0,561 no indicador social.
Analisando somente esse fator, o país seria rebaixado para a escala de países com indice médio."
A partir da leitura da reportagem, comente as diferenças entre o IDH brasileiro e o seu indicador social, apontando
possíveis m
Respostas
O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é uma ferramenta de criação da Organização das Nações Unidas – ONU para medir a qualidade de vida, longevidade e educação dos países do mundo.
É uma medida de comparação que utiliza indicadores sociais para classificar os países de acordo com seu grau de desenvolvimento (desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que busca avaliar muitas métricas dentro de um país, como o índice de educação, saúde, estrutura, habitação, renda mensal, em que o país ocupa a posição 79, sendo bastante positiva.
Todavia, o IDH também apresenta índices sociais, em relação à questão da concentração fundiária e desigualdades sociais. A notícia relata que embora o Brasil tenha sido positivo na questão do IDH, seu índice social despencou, justamente por conta da manutenção das desigualdades sociais, que estão associadas à falta de políticas públicas eficientes, grande índice de desemprego, que ainda mantém muitas pessoas na miséria.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/43736872