11. (ENEM) Em conflitos regionais e na guerra entre nações, tem sido observada a ocorrência de sequestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5o, afirma: "Ninguém será submetido à tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes". Assim, por parte das nações que assinaram essa declaração, é coerente esperar que:
Respostas
Resposta:
pergunta:Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos.
Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5Ž, afirma:
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que
a) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem, apenas enquanto houver conflito.
b) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem, até mesmo em situações de conflito.
c) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária.
d) sejam estabelecidos limites de tolerância, para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida.
e) a autodefesa nacional legitime a supressão dos Direitos Universais do Homem.
resposta:
[B]
Resposta:
a Constituição de cada país esteja em conformidade com os Direitos Humanos, até mesmo em situações de conflito.
Explicação:
A alternativa certa é a única que não contém em seu enunciado menção a alguma violação aos direitos humanos, além de destacar o necessário alinhamento das Constituições nacionais com os acordos internacionais..