Pergunta 1
Durante nossa participação em qualquer acontecimento social, para a o efetivo ato de comunicação, é necessário que as mensagens produzidas entre os falantes possam ser interpretadas e compreendidas entre os interlocutores durante o processo.
Desse modo, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a comunicação e sua importância para o ser humano, é correto afirmar que, em momento de interlocução, é um exemplo de situação de ato comunicativo:
1. quando, diante de uma placa de trânsito cujo aviso de parada proibida ficou ilegível devido a uma pichação, um carro está estacionado.
2. quando, diante de um médico, durante uma consulta, há um gesto realizado por um paciente, apontando uma parte do corpo na qual sente dor.
3. quando, diante de um aviso, em um aeroporto, escrito em uma língua diferente daquela do falante, ele precisa de ajuda para compreender as informações.
4. quando há um participante em uma palestra realizada em uma língua por ele desconhecida.
5. quando, diante de um cardápio, em um restaurante de comida regional, um turista precisa da ajuda de um falante da região para realizar sua escolha.
Respostas
A alternativa correta é a 2. quando, diante de um médico, durante uma consulta, há um gesto realizado por um paciente, apontando uma parte do corpo na qual sente dor.
O ato comunicativo acontece quando emissor e receptor falam a "mesma língua", no sentido de que ambos se entendem.
Portanto para que uma mensagem tenha efeito, é preciso que as partes cheguem a uma compreensão. Uma simples placa ilegível não estabelece um ato comunicativo.
Além disso, um aviso no aeroporto em uma língua diferente do falante não produz sentido, já que ele não entende o idioma.
Porém ao chegar em um médico e mostrar exatamente o local que está doendo, estabelece-se o ato comunicativo. Pois o profissional irá compreender o local da dor do paciente.
Abraços!
Resposta CORRETO 2
Explicação: