Respostas
Resposta:
No experimento, Pasteur adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne).
Resposta: A abiogênese foi extinguida por Pasteur após a sua analise simples e precisa!
Explicação: É preciso entender que a abiogênese ou geração espontânea, ela tem como conceito o surgimento da vida a partir da matéria bruta e Pasteur deu um fim a essa teoria com seu experimento, provando que a vida só é gerada a partir de outros seres vivos.
1 etapa: Pasteur fez seu experimento com 4 frascos todos de vidro que tiveram seus gargalos esticados e curvados no fogo após todos terem sido preenchido com caldo nutritivo, após deixou-os esfriar.
2 etapa: Observando que em todos os fracos,mesmo com o contato do ar não havia surgido micro-organismos no caldo, então quebrou os gargalos esticados e curvos de alguns dos frascos e continuou a observar. Alguns dias após o processo ele teve o resultado de um aglomerado de micro-organismos no caldo que estavam nos recipientes de gargalos quebrados.
3 etapa: Concluindo que nos vasos com os gargalos intactos foi criado uma barreira protetiva com gotículas água o que impedia que os micro-organismos chegasse até o caldo e se desenvolvesse. Já com os frascos de gargalos quebrados a barreira formada por gotículas de água foi evaporada, com isso os micro-organismos contidos no ar conseguiram chegar até o caldo e se desenvolver.
4 etapa: Portanto Pasteur provou que um liquido fervido não perde sua "força vital" como era defendido pelos adeptos da abiogênese, dando fim por vez a Teoria da geração espontânea ou Abiogénese.