A soldagem por fusão é caracterizada peloaquecimento de regiões localizadas das peças. As regiõesaquecidas tendem a se dilatar, mas essa dilatação édificultada pelas partes adjacentes submetidas atemperaturas menores, o que resulta em deformaçõeselásticas e plásticas no material aquecido. Comoconseqüência, ao final do processo de soldagem, tensõesinternas (tensões residuais) e mudanças permanentes deforma e de dimensões (distorções) podem afetar, de modoimportante, a utilidade e o desempenho da estruturasoldada. Os procedimentos mais comuns a seremadotados para o controle e o alívio das tensões residuaisincluemA diminuir a quantidade de pontos de solda e selecionarum processo de maior eficiência térmica.B reduzir a quantidade de calor e aplicar métodostérmicos ou mecânicos.C controlar a seqüência de deposição dos cordões desolda e dos parâmetros do processo.D garantir o posicionamento das peças e reduzir osesforços de reação.E alterar os ciclos térmicos do processo e aumentar aquantidade de metal de adição.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa B) apresenta os procedimentos mais comuns no controle e o alívio das tensões residuais .
A redução de calor e a aplicação de métodos térmicos e mecânicos tendem a diminuir as tensões residuais.
Em um sistema mecânico, quanto maior a tensão sobre os componentes, maiores são as chances deles se romperem ou quebrarem, e o calor é um dos maiores fatores.
Por exemplo, o motor de um carro que está sem liquido de arrefecimento e sem óleo, irá esquentar o suficiente a ponto de fundir.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás