Um ambiente contaminado por resíduos (sólidos, líquidos ougasosos) pode ocasionar a transmissão de doenças ao serhumano. O Tecnólogo em Saneamento Ambiental, atuandoem campanhas educativas, deve explicar aos habitantes deum município a relação saúde pública e controle de vetores.Nesse contexto, analise as explicações a seguir.I - As doenças de veiculação hídrica são adquiridaspela ingestão da água ou de alimentos por elacontaminados, ou por meio do contato da águacom a pele e as mucosas.II - A água atua como local de proliferação de vetores.III - A proliferação de vetores mecânicos não estáassociada à acumulação de resíduos sólidos.IV - A barata e a mosca são vetores transmissores dedoenças ao ser humano.V - Os ratos, causadores da leishmaniose, podem serconsiderados vetores.Das apresentadas, o Tecnólogo em Saneamento Ambientaldeve selecionar APENAS as explicações(A) II e IV(B) II e V(C) I, II e III(D) I, II e IV(E) III, IV e V
#ENADE
Respostas
I - As doenças de veiculação hídrica são adquiridas pela ingestão da água ou de alimentos por ela contaminados, ou por meio do contato da água com a pele e as mucosas.
Correto. A veiculação hídrica de doenças não nada mais do que a transmissão de doenças por intermédio da água. Isso pode ocorrer por contato ou ingestão.
II - A água atua como local de proliferação de vetores.
Correto. A água facilita a concentração de nutrientes que certos vetores apreciam para a sua reprodução, facilitando, assim, seu uso como espaço de prliferação.
III - A proliferação de vetores mecânicos não está associada à acumulação de resíduos sólidos.
Falso. A proliferação de vetores mecânicos pode estar, sim, ligada à acumulação de resíduos sólidos.
IV - A barata e a mosca são vetores transmissores de doenças ao ser humano.
Correto. Tanto a Barata quanto a Mosca, são capazes de transmitir certas doenças aos seres humanos.
V - Os ratos, causadores da leishmaniose, podem ser considerados vetores
Falso. Os ratos não são vetores da leishmaniose, mas podem ser seus hospedeiros.
A resposta correta, neste caso, é a seguinte:
(D). I, II e IV