1- A mornaquia Parlamentar ainda é a forma de governo na Inglaterra?
2- Qual o papel do rei e do primeiro-ministro numa monarquia Parlamentar?
Respostas
Explicação: A monarquia parlamentar é um sistema político no qual os poderes do monarca são limitados pelo parlamento, um governo organizado constitucionalmente e eleito pelo povo. Ela se difere da monarquia absolutista pois, nesta última, o poder está concentrado apenas nas mãos do soberano.
Na Inglaterra, a primeira tentativa de limitar os poderes do rei ocorreu em 1215 com a promulgação da Magna Carta – até então, o país era uma monarquia absolutista. O documento foi assinado pelo rei João, que entrou em acordo com o Papa e os barões ingleses. Aos poucos, a ideia de um Parlamento começou a tomar forma no país, que foi o berço do parlamentarismo. Neste texto, explicamos com detalhes como funciona esse sistema político.
É importante notar que existem dois tipos diferentes de parlamentarismo:
República parlamentar: há um chefe de governo, geralmente chamado de primeiro-ministro, que é indicado pelo parlamento e realmente chefia o poder executivo. O chefe de Estado, por sua vez, é o presidente. Ele tem poderes limitados e, muitas vezes, simbólicos. Seu papel é representar a legitimidade e continuidade do governo.
Monarquia parlamentarista: o chefe de governo é o primeiro-ministro, assim como na república. O chefe de Estado é o monarca, detentor de poderes limitados e simbólicos. Esta é a posição de todos os reis e rainhas da Inglaterra desde 1688, quando James II perdeu a Revolução Gloriosa para o parlamento. A partir de então, tudo o que o soberano (nesse caso, a rainha) faz é orientado por “recomendações” do gabinete que comanda o Parlamento Britânico.
Bons estudos.