texto sobre a evoluçao do seculo XIX para o sec XX URGENTEEE!! envolvendo o avanço tecnológico,globalizaçao,crise economica do seculo XX,desigualdade social PFVVV!!!
Respostas
Resposta:
O título do artigo refere-se a três conjuntos de questões fundamentais e controvertidas, não resolvidas entre os cientistas sociais, para não falar dos cidadãos sociais. Duas delas são basicamente conceituais e teóricas, a outra é, ao mesmo tempo, conceitual e empírica.
Em primeiro lugar, o que é globalização? De que forma devemos conceitualizá-la? Em segundo, que tipos de desigualdade podem ser identificados e quais são os mais pertinentes? E, em terceiro lugar, que tipos de processos geram a desigualdade global que estamos observando e vivenciando?
Não podemos esperar encontrar uma resposta direta para qualquer dessas perguntas, já que nenhuma delas a tem. Os objetivos deste artigo são o de contribuir para o esclarecimento das alternativas, bem com de eventuais implicações para a sua adoção, propor uma determinada abordagem conceitual-analítica e apresentar argumentos empíricos para uma abordagem multifacetada sobre a geração de desigualdade no mundo. A globalização e a desigualdade são duas encruzilhadas das ciências sociais e da filosofia social, abordadas aqui pelo autor a partir de sua formação como sociólogo e cientista político.
Explicação:
Resposta:
Depois da segunda revolução industrial (1850) o mundo se envolveu em desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço, terminando na segunda guerra mundial ( 1939-1945); em relação a globalização se deu inicio principalmente na guerra fria (1947–1991); ouve varias crises ao longo do século; como a de 1929 que quebrou a bolsa de valores de Nova York. No séc XIX, Estados Unidos e Japão conheceram um processo de crise, que passou para a História como a primeira depressão do capitalismo. A crise atingiu os países de forma desigual e por períodos um pouco distintos.
Para os brasileiros, um dos efeitos mais lembrados dessa crise foi a chegada de grande contingente de imigrantes italianos.
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi a igualdade jurídica que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também. No século XX teve varias indivíduos pró igualidade, como Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, etc
Explicação:
Sobre a desigualdade, a vários fatores e vielas sobre o assunto, então pesquisar.