Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que possa ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação espacial de um determinado acontecimento ou lugar, os gráficos apontam uma dimensão estatística sobre um determinado fato. Por esse motivo, interpretar corretamente os vários tipos de gráfico disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, é de grande importância para compreender determinados fenômenos. Eles, geralmente, comparam informações qualitativas e quantitativas, podendo envolver também o tempo e o espaço. Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
Disponível em: Acesso em: dezembro. 2019 (adaptado).
Os gráficos a seguir representam o resultado da mesma pesquisa, com o mesmo número de entrevistados sobre intenções de voto em uma eleição para um cargo público.
Observando os gráfcos acima, responda e justifique a sua resposta sobre o que está errado na construção dos gráficos? Qual outra representação gráfica podemos utilizar nessa situação, onde representamos porcentagem?
Respostas
Os gráficos não apresentam a somatória de 100%, o gráfico 2 tem um problema na escala percentual. O tipo indicado é o de pizza.
Ambos os gráficos não apresentam a somatória de 100% das intenções de voto, de alguma maneira ocultando esse tipo de informação. Além disso, na representação 2 há um problema de escala, visto que na barra lateral da porcentagem pode-se perceber que a contagem começa a partir de 25% e não de 0% (que seria o correto), ocultando o valor do candidato C.
Quando se trata de percentual o tipo de gráfico indicado é o de pizza, pois sempre totalizará 100%, facilitando a comparação e visualização das diferentes categorias em análise.
Bons estudos!
Resposta:
C) A escala do gráfico da Representação 2 está incorreta, assim a intenção de voto do candidato C não aparece no gráfico 2.
Explicação passo a passo: