• Matéria: História
  • Autor: heloisabguedes19
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 1
Analise o excerto abaixo:

Segundo Elis Palma Priotto (2008) e Lindomar Wessler Boneti (2008), a violência escolar é denominada por todos os atos ou ações de violência, comportamentos agressivos e antissociais, incluindo também conflitos interpessoais (seja entre alunos, alunos e professores ou até entre professores), danos ao patrimônio escolar, atos criminosos, marginalizações, discriminações, bem como outros praticados entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e estranhos à escola) dentro do ambiente escolar.
MARTINS, Ana C. C.; TORRES, Maria C. B. S. Violência Escolar: Uma reflexão sobre suas causas e o papel do Estado. JusBrasil. Disponível em: Acesso em: 07 fev. 2020.

Sabemos que o tema violência e indisciplina é bastante complexo e fomenta muitas discussões no contexto escolar; não sendo possível restringir a uma única abordagem do fenômeno. Existem diferentes abordagens psicológicas cuja ênfase explicativa alterna entre inato e o adquirido, o social e o biológico. De acordo com a temática abordada, disserte, apresentando as ideias das principais abordagens da psicanálise que apresentam as causas da violência e da indisciplina.
Resposta


Há teorias que colocam como principal causa da violência a própria natureza do indivíduo. As teorias psicanalíticas , têm diferentes linhas explicativas da violência, a linha mais naturalista ( Freud, Melanie Klein) vê a violência como efeitos da agressividade inata do ser humano, que se manifesta em comportamentos destrutivos ou autodestrutivos.
As interpretações de Winnicot e Lacan, veem como consequências de fatores sociais que afetam esse indivíduo, como as frustações ou a destruição da imagem que ele faz de si, e da necessidade de restaurar essa imagem destruída pela sociedade.
Portanto, as causas da violência , estariam em estruturas de personalidade que predispõem
o sujeito a agir de forma agressiva, a fim de contrariar as normas. Os alunos seriam indisciplinados por natureza.
Em um mundo onde as relações interpessoais e intrafamiliares estão em um processo muito rápido de transformação ( ou degeneração), os modelos contemporâneos colocam pais e filhos, adultos e crianças em um mesmo grau hierárquico, em que não existe respeito aos mais velhos ou ás tradições e valores das gerações passadas.
A indisciplina pode ser vista como a violação das leis ou regras impostas pela própria instituição escolar

Respostas

respondido por: brendaisis
7

Segundo a psicanálise, as causas da violência e da indisciplina são as seguintes:

1. Sociais, onde relações familiares mal estalecidas, entraves econômicos, pobreza, bem como fome são importantes causas que geram violência e indisciplina no meio escolar.

2. Causas escolares. Isso porque o aluno não se adapta ao meio escolar, e por isso, o ambiente de estudo é visto de forma pouco atrativa.

3. Causas profissionais, onde professores que podem atuar de forma insatisfeita impedem a familiaridade dos alunos com tal ambiente de ensino.

Perguntas similares