O Renascimento surge primeiramente na Itália entre os séculos XIV e XVII. O termo significa “nascer de novo” e remete à retomada dos elementos da cultura greco-romana. Considerando esse período histórico, assinale a alternativa correta: Uma característica importante desse período a mudança do antropocentrismo para o teocentrismo. Foi nesse período que ocorreu a grande crise nas atividades navais na Europa. O ser humano passa a valorizar os aspectos espirituais, buscando inspiração divina para gerar conhecimento. A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas. Nesse período o novo conceito de educação é definido pelos cleros e os professores são exclusivamente sacerdotes
Respostas
O Renascimento foi um importante momento histórico da humanidade, contexto no qual diversas modificações intelectuais podem ser observadas, como a ascensão do racionalismo, do antropocentrismo e etc.
Uma característica importante desse período a mudança do antropocentrismo para o teocentrismo.
Falso. O que houve foi o inverso: do teocentrismo, movimentou-se em direção ao antropocentrismo.
Foi nesse período que ocorreu a grande crise nas atividades navais na Europa.
Falso. No Renascimento as atividades navais e comerciais estavam a todo vapor, e alcançaram, quem sabe, seu auge histórico.
O ser humano passa a valorizar os aspectos espirituais, buscando inspiração divina para gerar conhecimento.
Falso. A ideia do Renascimento vai na direção contrária, conforme afirmado na primeira assertiva.
A razão era a forma pela qual o conhecimento podia ser adquirido e isso deu muita força para as áreas de ciências e matemática, pela exatidão que utilizavam para explicar as coisas.
Correto. Buscava-se na ciência o desenvolvimento do conhecimento humano, mobilizando a razão em prol da aquisição deste elemento.
Nesse período o novo conceito de educação é definido pelos cleros e os professores são exclusivamente sacerdotes
Falso. Neste período ocorre a ascensão de novos modelos educativos, agora também desvinculados da Igreja, que antes monopolizava a área.