1)
A Engenharia de Software é uma parte da Engenharia de Sistemas que se ocupa de todos os aspectos da produção de software (SOMMERVILLE, 2011). Na concepção de Pressman (2011), a Engenharia de Software abrange um conjunto de três elementos: métodos, ferramentas e procedimentos.
Referências:
PRESSMAN, Roger S.Engenharia de software:uma abordagem profissional.7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2011.
SOMMERVILLE, Ian.Engenharia de software.9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Sobre o elemento "Método", julgue as sentenças a seguir:
I.Proporciona apoio automatizado ou semiautomatizado aos métodos de desenvolvimento de software, como por exemplo, as ferramentas CASE de Modelagem, de Banco de Dados e de Linguagem de Programação.
II.Define decisões sobre o planejamento do projeto, a sequência de execução das atividades e técnicas do método de desenvolvimento de software, demais regras e padrões adotados durante o desenvolvimento do software.
III.Proporciona os detalhes de "como fazer" para construir o software. Envolve um amplo conjunto de fases e/ou atividades que incluem: modelagem de negócio, análise de requisitos do software, projeto de dados e do sistema, arquitetura de implementação, teste e manutenção.
IV.É uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de software, facilitando a sua produção com qualidade e uma boa relação custo-benefício.
Estão corretos os itens:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
II, III e IV.
e)
I, II, III e IV.
2)
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML - Unified Modeling Language) foi criada a partir da fusão de três métodos, dos autores - Booch, Rumbaugh (OMT- Object Modeling Technique) e Jacobson (OOSE – Object-Oriented Software Engineering). A concretização da UML aconteceu em 1997.
Sobre a modelagem Orientada a Objetos, julgue as sentenças a seguir:
I.Na década de 90, os pesquisadores James Rumbaugh, Ivar Jacobson e Grady Booch uniram as melhores características destacadas em suas técnicas de modelagem e construíram um padrão de referência para modelagem orientada a objetos, surgindo a UML.
II.A notação utilizada pela metodologia UML é padronizada pela OMG e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado, por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem.
III.A UML apresenta um conjunto de técnicas de modelagem gráficas, integrando vários elementos (objetos, classes, atributos etc) do paradigma orientado a objetos.
IV.Os diagramas da UML são recursos gráficos para a visualização de um sistema sob diferentes perspectivas e geralmente por itens e relacionamentos.
Estão corretos os itens:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I, III e IV.
e)
I, II, III e IV.
3)
O paradigma de orientação a objetos visualiza um software como uma coleção de agentes interconectados chamados de objetos, sendo que cada objeto é responsável por realizar sua tarefa e que de forma colaborativa resultam às funcionalidades de um sistema computacional (BEZERRA, 2007). Para um entendimento de conceitos de análise orientada a objetos, é importante entender que uma ________________ é uma abstração que define um tipo de objeto e que esse mesmo tipo possui seus atributos, que pelos métodos são definidas as ações que esse tipo será capaz de realizar.
Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Assinale a alternativa correta que preenche a lacuna acima:
Alternativas:
a)
Generalização.
b)
Entidade.
c)
Tabela.
d)
Requisição.
e)
Classe.
Respostas
1) Na concepção de Pressman (2011), a Engenharia de Software abrange um conjunto de três elementos: métodos, ferramentas e procedimentos. Sobre o elemento "Método" é correto o que se afirma em: Alternativa B) II e III apenas.
Um método consiste em uma prescrição de como chegar até uma atividade que for requerida, garantindo um modelo de ciclo de vida; isso com a finalidade de otimizar a execução das atividades.
Define decisões sobre o planejamento do projeto, a sequência de execução das atividades e técnicas do método de desenvolvimento de software, regras e padrões adotados durante o desenvolvimento do software. Proporciona os detalhes de "como fazer" para construir o software.
2) Sobre a modelagem Orientada a Objetos, é correto o que se afirma em: b) II e III.
A UML apresenta um conjunto de técnicas de modelagem gráficas, integrando vários elementos (objetos, classes, atributos etc) do paradigma orientado a objetos.
A notação utilizada pela metodologia UML é padronizada pela OMG e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado, por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem.
3) A alternativa correta que preenche a lacuna acima é: e)Classe.
O paradigma de orientação a objetos visualiza um software como uma coleção de agentes interconectados chamados de objetos.
Para um entendimento de conceitos de análise orientada a objetos, é importante entender que uma classe é uma abstração que define um tipo de objeto e que esse mesmo tipo possui seus atributos, que pelos métodos são definidas as ações que esse tipo será capaz de realizar.
Resposta:
1) Na concepção de Pressman (2011), a Engenharia de Software abrange um conjunto de três elementos: métodos, ferramentas e procedimentos. Sobre o elemento "Método" é correto o que se afirma em: II e III apenas.
Um método consiste em uma prescrição de como chegar até uma atividade que for requerida, garantindo um modelo de ciclo de vida; isso com a finalidade de otimizar a execução das atividades.
Define decisões sobre o planejamento do projeto, a sequência de execução das atividades e técnicas do método de desenvolvimento de software, regras e padrões adotados durante o desenvolvimento do software. Proporciona os detalhes de "como fazer" para construir o software.
2) Sobre a modelagem Orientada a Objetos, é correto o que se afirma em: b) II e III.
A UML apresenta um conjunto de técnicas de modelagem gráficas, integrando vários elementos (objetos, classes, atributos etc) do paradigma orientado a objetos.
A notação utilizada pela metodologia UML é padronizada pela OMG e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado, por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem.
3) A alternativa correta que preenche a lacuna acima é: e)Classe.
O paradigma de orientação a objetos visualiza um software como uma coleção de agentes interconectados chamados de objetos.
Para um entendimento de conceitos de análise orientada a objetos, é importante entender que uma classe é uma abstração que define um tipo de objeto e que esse mesmo tipo possui seus atributos, que pelos métodos são definidas as ações que esse tipo será capaz de realizar.