Leia, com atenção, o trecho de uma entrevista dada pela historiadora Emília Viotti: Revista NOSSA HISTÓRIA – Faz sentido celebrar nossa independência? Emília Viotti – Devemos, sim, comemorar a Independência, mas cientes das limitações dela, pois, no mundo “globalizado”, o Brasil continua tremendamente dependente dos países mais desenvolvidos. Temos uma independência mais nominal do que real. Celebrar ou não é questão de gosto. [...] Revista Nossa História, ano 1, n. 11, p. 34, set. 2004. O processo de independência do Brasil caracterizou-se por A uma ampla participação popular, que promoveu profundas mudanças sociais. B um projeto conservador, que não possibilitou grandes reformas na estrutura social e econômica. C uma forte exclusão da minoria proprietária de terras, que perdeu seus privilégios. D uma liderança liberal, que investiu na policultura voltada ao mercado interno, desenvolvendo-o. E uma expressiva participação de indígenas e africanos, promovendo o fim da escravidão.
Respostas
respondido por:
74
Letra b. um projeto conservador, que não possibilitou grandes reformas na estrutura social e econômica.
O processo de independência do Brasil, diferente do que apresentam quadros ou histórias fantasiosas, foi realizado por um português, membro da família real e colonizadora, representando um processo altamente excludente além de conservador.
Foi baseado no interesse das elites, excluindo portanto participações de camadas mais pobres da sociedade, e mantendo as antigas estruturas de poder e hierárquicas da sociedade colonial.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás