J.P é uma senhora de 70 anos que chegou ao médico com queixas de não estar sentindo-se bem, além disso, a quantidade de urina estaria reduzida. Ao realizar algumas avaliações constatou-se que: a pressão da J.P estava elevada a 118 mmHg. Por conta dos dados iniciais a senhora foi submetida a exames para detecção de hipertensão. Nos exames foi possível observar: pressão sanguínea elevada, filtração glomerular (é a primeira etapa na formação da urina nos rins) reduzida, com isso há suspeita de uma doença renal vascular. A angiografia renal (exame radiográfico dos vasos sanguíneos renais) revelou o estreitamento (estenose) de 90% da artéria renal direita. O exame para avaliar a quantidade de renina plasmática mostrou elevação da renina, sendo mais elevado na veia renal direita do que na veia renal esquerda. Com esses resultados, foi possível observar que esta paciente possui estenose da artéria renal direita que é o estreitamento (constrição) da artéria renal direita, o que pode impedir a corrente sanguínea de irrigar o rim direito adequadamente. Por conta disso, a diminuição da corrente sanguínea no rim fez com que o filtrado glomerular e a quantidade de urina diminui-se. A pressão arterial elevada é secundária a corrente sanguínea renal reduzida, pois o rim direito “pensa” que a pressão arterial esta baixa e assim impulsiona a liberação de aldosterona, o que é resultado da elevação de renina plasmática na veia renal direita.
Responda:
Como a renina eleva a concentração de aldosterona?
Por que a aldosterona eleva a pressão arterial?
Para a redução da pressão arterial, os médicos decidiram tratar a paciente com inibidor da ECA (enzima conversora de angiotensina). Porque?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1- O aumento da produção de aldosterona se dá mediante a intermediação da proteína angiotensina, formada a partir da catalisação da reação da renina, resultando na diminuição do calibre dos vasos, levando ao aumento da aldosterona.
2- Pelo fato de que a aldosterona eleva a reabsorção de sódio nos túbulos distais e coletores, aumentando o volume de soluto, gerando uma maior P.A.
3- Inibindo-se a ECA, não haverá produção de angiotensina, e consequentemente, de aldosterona, reduzindo a P.A.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás