Mulher de 66 anos, enfermeira aposentada, com menopausa aos 55 anos, fazendo uso da terapêutica de reposiçãohormonal da pós-menopausa desde então, procura ambulatório médico por ter detectado nódulo na mama esquerdadurante auto-exame. Demonstra bastante preocupação, pois uma amiga faleceu recentemente por câncer mamário,mesmo após cirurgia de "retirada da mama", realizada anos antes. Refere menarca aos 10 anos e diz que seus ciclosmenstruais sempre foram relativamente regulares, teve uma única gestação que culminou com um parto normal há 30anos, sem amamentação. Ao exame clínico das mamas, notou-se nódulo de aproximadamente 2 cm de diâmetro noquadrante súpero-lateral da mama esquerda, móvel, bem delimitado, de consistência fibroelástica e indolor. Além disso,o tecido glandular mostrou-se bastante denso para a idade. Também foram notados linfonodos móveis, de consistênciafibroelástica, em ambas as axilas.a) Quais são os fatores de risco para câncer de mama que esta paciente apresenta? b) Segundo diretrizes internacionais, qual é o exame mais apropriado para rastreamento do câncer mamário?c) Um outro médico recomendara interromper imediatamente a terapêutica hormonal, por ser grande a chance de onódulo ser um câncer, e quis fazer biópsia por agulha fina durante o exame físico, antes de qualquer outro exame,mas ela se recusou. Qual sua opinião sobre a conduta desse médico? Explique sucintamente.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
a) A menopausa tardia, a menarca precoce, a terapêutica de reposição hormonal por mais meses e falta de aleitamento materno são fatores de risco para câncer de mama.
b) O exame mais apropriado para o rastreamento do câncer mamário consiste na monografia.
c) A conduta desse médico foi inadequada, visto o nódulo de forma clínica apresenta características de reposição hormonal que provavelmente poderia ter causado sintomas menopausais.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás