Cadela Poodle, 12 anos de idade, apresenta, há seis meses, poliúria, polidipsia, emagrecimento progressivo ediminuição acentuada do apetite na última semana. Anteriormente, o animal apresentava sobrepeso e polifagia. Aoexame físico, observaram-se emagrecimento acentuado (caquexia) e diminuição da elasticidade da pele. Há suspeitadiagnóstica de diabetes mellitus. Considerando a fisiopatologia, o achado clínico e os resultados dos exameslaboratoriais relacionados à referida enfermidade, é correto afirmar:(A) A polidipsia no diabetes mellitus ocorre devido a uma condição primária, sendo a poliúria secundária, pois omecanismo da sede é ativado pela alta osmolalidade plasmática conferida pelo aumento das concentraçõessangüíneas de glicose e de corpos cetônicos.(B) A poliúria que se desenvolve no diabetes mellitus envolve a presença dos corpos cetônicos no sangue e,posteriormente, na urina, pois a cetonúria acarreta diurese osmótica.(C) No referido caso clínico, a diminuição da elasticidade da pele, associada à caquexia, indica que o animal apresentadesidratação intensa e grave decorrente da poliúria, uma vez que o déficit circulante de insulina ocasiona lesãodireta das células tubulares renais.(D) O histórico de sobrepeso que a cadela apresentava indica que houve evolução concomitante com hipertireoidismo,doença endócrina freqüentemente associada ao diabetes mellitus, por causar resistência insulínica em função doaumento do cortisol sérico.(E) Para a confirmação de diabetes mellitus no animal com poliúria e polidipsia é necessária a determinação daglicemia, com o paciente em jejum alimentar, sendo que os valores sangüíneos de glicose devem estar acima de180 mg/dL, acompanhado de glicosúria.
#ENADE
Respostas
respondido por:
7
A alternativa E) fala sobre a enfermidade, a diabetes mellitus.
A diabetes mellitus é confirmada com a glicemia, feita com o paciente em jejum alimentar, caso a glicose dê acima de 180 mg/dL é um paciente pré-diabético, caso esteja acima de 225 mg/dL, é um paciente diabético de fato.
O tratamento consiste em aplicações de insulina NPH a cada 12 ou 24 horas de acordo com o resultado da curva glicêmica do paciente.
A dose será ajustada de acordo com as necessidades do paciente.
É importante incluir exercícios diários e modificar a alimentação da cadela diabética.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás