O complexo hiperplasia endometrial cística (HEC) das cadelas é uma condição grave em que o útero se enche de fluido,podendo levar à piometra decorrente de infecção bacteriana secundária. A toxemia resultante está associada àsalterações clínicas características, principalmente sede excessiva, vômitos, inapetência, choque e óbito. Com relação aoassunto em tela, é correto complementar:(A) A causa do complexo HEC-piometra está associada a um desequilíbrio hormonal progressivo relacionado àsensibilidade do útero canino à progesterona.(B) Existem dois tipos principais de piometra, a aberta e a fechada. Na piometra aberta não há secreção vaginal e,geralmente, está relacionada a um quadro clínico mais agudo.(C) Os períodos seqüenciais de dominância progesterônica, seguidos pela dominância prolongada do estrógeno, sejaele natural (metaestro) ou provocado pela administração de anticoncepcionais, leva ao desenvolvimento de HEC.(D) A remoção cirúrgica do útero e dos ovários, mesmo após a reidratação adequada (fluidoterapia intravenosa), deveser evitada como tratamento de eleição devido ao risco cirúrgico.(E) A prostaglandina F2α, devido à sua ação luteolítica, aumenta as concentrações séricas de progesterona, sendo otratamento de eleição, por não provocar efeitos colaterais.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra A, que tem a causa do complexo HEC-piometra associada a um desequilíbrio hormonal progressivo relacionado à sensibilidade do útero canino à progesterona.
A observação que está associada a um desequilíbrio hormonal progressivo relacionado à sensibilidade do útero canino à progesterona, que é um hormônio que esta diretamente ligado ao ciclo estral do animal, alem de ajudar com a uma manutenção da gravidez.
Sabe-se que para chega a um diagnostico correto uma anamnese realizada de forma correta pode ser muito eficiente, pois através desse feito pode-se agir de forma que as ações podem ser mais rápidas.
Resposta:
A causa do complexo HEC-piometra está associada a um desequilíbrio hormonal progressivo relacionado à sensibilidade do útero canino à progesterona.
Explicação:
DMN