De acordo com a Resolução RDC ANVISA no 306/04 e aResolução CONAMA no 358/05, os Resíduos do Serviço deSaúde (RSS) são classificados em 5 grupos: A, B, C, D e E.O grupo B engloba as substâncias químicas que podemapresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente,dependendo de suas características de inflamabilidade,corrosividade, reatividade e toxicidade. Esses resíduosmerecem atenção especial em todas as suas fases demanejo (segregação, condicionamento, armazenamento,coleta, transporte, tratamento e disposição final).Fazem parte do grupo B:I – resíduos de alginato;II – resíduos de agentes cimentantes;III – resíduos de amálgama;IV – revelador e fixador radiográficos.São corretos, apenas, os itens(A) I e II.(B) I e III.(C) II e III.(D) II e IV.(E) III e IV.
#ENADE
Respostas
A alternativa correta é a (E) III e IV.
Os Resíduos do Serviço de Saúde se classificam mediante a aspectos semelhantes e consequentes que correm risco de acarretar em um meio ambiante e em sua saúde. Eles são classificados em cinco grupos. São essenciais para o entendimento total de resíduos sólidos urbano.
Os resíduos que fazem parte do grupo B são os resíduos de amálgama e os resíduos de revelador e fixador de radiográficos.
O grupo B é aquele em que apresentam substância que podem causar risco a saúde pública dependendo de aspectos como:
- inflamabilida
- corrosividade
- reatividade
- toxicidade.
Espero ter ajudado.
Resposta: III resíduos de amálgama IV revelador e fixador
Explicação: A amálgama pode liberar mercúrio e pode provocar intoxicações.
Sobre os reveladores e fixadores os efluentes desses líquidos contêm metais pesados, o que os tornam altamente tóxicos.
Por isso esses resíduos precisam atenção especial em todas as suas fases de manejo.