Paciente do sexo feminino, 20 anos, chega a consultórioodontológico da Rede Pública de Saúde requerendo restauração do elemento 22 que apresenta cavidade do tipo Classe IIIde profundidade média, com terminação cervical em dentinae comprometimento estético. O cirurgião-dentista dispõe deadesivo dentinário de IV geração, resinas compostas microhíbridas, cimento de ionômero de vidro convencional e ácidosfosfórico e poliacrílico. Quais os passos da técnica restauradora recomendada?(A) Condicionamento com ácido poliacrílico, utilização deionômero de vidro, condicionamento com ácido fosfórico,uso de adesivo e resina composta.(B) Condicionamento com ácido poliacrílico e utilização deionômero de vidro, adesivo e resina composta.(C) Condicionamento com ácido poliacrílico, uso de adesivoe de ionômero de vidro.(D) Condicionamento com ácido fosfórico, uso de ionômerode vidro e de adesivo, condicionamento com ácidopoliacrílico e utilização de resina composta.(E) Condicionamento com ácido fosfórico e utilização deadesivo e de ionômero de vidro.
#ENADE
Respostas
No caso da paciente descrita na questão, vemos que a melhor técnica restauradora a ser usada é a descrita na LETRA A.
O primeiro passo para gerar a restauração no dente da paciente é realizar o condicionamento com ácido poliacrílico. Esse processo vai geral uma perda seletiva de cálcio nos dentes da paciente, gerando pequenos poros, que vão aderir melhor o deionômero de vidro que vai selar os espaços/cavidades presentes no dente.
Após esse processo é aplicado o condicionamento com ácido fosfórico, para que seja criada uma barreira capaz de ficar o adesivo de resina que será recebido pelo dente para um belo acabamento.
Resposta:
(A) Condicionamento com ácido poliacrílico, utilização deionômero de vidro, condicionamento com ácido fosfórico,uso de adesivo e resina composta.
Explicação: