"O Assistente Social é (...) um intelectual que contribui, juntocom inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade. Falar de consenso diz respeito não apenas à adesão ao instituído: é consenso em torno de interesses de classes fundamentais, sejam dominantes ou subalternas, contribuindo no reforço da hegemonia vigente ou criação de uma contra-hegemonia no cenário da vida social."IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade:trabalho e formação profissional. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 60.A partir da leitura do texto acima, pode-se afirmar que(A) há consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes subalternas.(B) há consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes dominantes.(C) a criação de consensos depende da adesão ao instituídopor parte dos Assistentes Sociais.(D) o Assistente Social pode contribuir para a formação deconsenso contra-hegemônico.(E) os Assistentes Sociais são intelectuais que excluem oconsenso das suas atividades.
#ENADE
Respostas
respondido por:
17
.(D) o Assistente Social pode contribuir para a formação de consenso contra-hegemônico.
O texto apresenta algumas peculiaridades de elementos relacionados aos assistentes sociais, no que tange a formação do consenso contra-hegemônico, que pode ser relacionado na busca da conscientização de classes subalternas.
A partir disso, o profissional é capaz de levar a informação a estas classes, que passarão a apresentar ciência de seus direitos e deveres, principalmente em relação a efetivação da dignidade.
respondido por:
4
Resposta:
ESTÁ CORRETO, CORRIGIDO PELO DNM
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás