Nas Varas Especiais destinadas a atender jovens em conflitocom a lei, o Assistente Social é requisitado a realizar estudosocial para subsidiar o magistrado na aplicação de medidassocioeducativas previstas no Estatuto da Criança e doAdolescente (ECA). A utilização deste instrumental técnicooperativo privativo do Assistente Social deve conter a(A) posição imparcial do perito para fornecer informaçõestécnicas estritamente relacionadas com a área doServiço Social.(B) defesa juridicamente fundamentada dos direitos dosinúmeros sujeitos envolvidos no caso.(C) interpretação do profissional sobre o modo pelo qual asexpressões da "questão social" rebatem no dia-a-dia dossujeitos.(D) análise aprofundada dos fatores psicossociais que contribuíram para a ocorrência do delito.(E) análise profunda do grau de periculosidade do indivíduo eda possibilidade de reincidência no erro
#ENADE
Respostas
A utilização deste instrumental técnico operativo privativo do Assistente Social deve conter a (C) interpretação do profissional sobre o modo pelo qual as expressões da “questão social” rebatem no dia-a-dia dos sujeitos.
O profissional do servico social, ao atender jovens em situacao em conflito com a lei deve ter em mente que a proposicao para os mesmos deve ser aplicado ao caso deles, ou seja, e necessario estudar seu contexto, sua historia de vida para propor alguma medida socio educativa.
O Estatuto da Crianca e do Adolescente (ECA) da apenas as normas basicas para a protecao da crianca e do adolescente, e preciso que o profissional va alem das normas do ECA.
Lembrando que as medidas socio educativas sao aplicadas penas pelo juiz e apenas aos adolescentes. Criancas recebem medidas de protecao.