• Matéria: Sociologia
  • Autor: fabi122436
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com o conceito de ação social de Max Weber e a atual realidade política do Brasil, reflita sobre os seguintes questionamentos: que tipo de ação social é a ação religiosa? Como Weber compreende e interpreta a ética protestante e sua interferência no desenvolvimento do capitalismo? O uso da religião na política dá mais segurança ao eleitorado? Desenvolva um comentário crítico embasado nas pesquisas sobre as teorias de Max Weber, procurando atender os questionamentos realizados.

Respostas

respondido por: Matheusieti
62

Para Weber, as ações movidas por fins e valores, relacionavam o sentimento que estava sendo estabelecido pela cultura protestante com o desenvolvimento da economia, quebrando a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, o colocando na posição de trabalhador para seu próprio sustento e não para o pagamento a igreja em busca da salvação.

Assim, a ética protestante do trabalho, foi um termo desenvolvido por Weber que contrasta com o atendimento religioso promovido durante a fase da ética protestante no desenvolvimento do capitalismo.


anasales18: Obrigado
respondido por: radismurim
6

Resposta:

A ação religiosa ela é embasada em valores, tradições e até mesmo emoções. Weber entende que os dogmas de fé do protestantismo (vocação, propensão de trabalho, disciplina e poupança) eles são projetados de uma forma de ação social e pessoal, assim então as pessoas procuram a evolução, a prosperidade. Procuram meios de evoluir economicamente, se moldam com facilidade ao mercado de trabalho, abrem mão de prazeres para conseguir investir em si de uma forma produtiva. Tem disposição para a economia racional.  

O uso da religião na política traz uma segurança para o eleitorado, pois são fundamentadas nos valores que as pessoas tem. Os políticos conseguem de certa maneira falar mais a língua do povo, consegue se tornar mais próximo aos conceitos, valores que os eleitores tem.  

Explicação:

Perguntas similares