A arte da literatura é a arte produzida com as palavras. Seja voltada para a ficção ou para a realidade palpável, a arte literária tem o condão de despertar nos leitores ou ouvintes os mais diversos efeitos, da alegria à tristeza, da revolta à diversão. Embora não tenha o poder de alterar a realidade, o registro literário permite reavaliações e reflexões sobre a vida, suas inquietações e perplexidades, com a possibilidade de interpretações do passado e projeções para o futuro. As palavras são exploradas pelos escritores a partir da expressividade que ensejam aos seus artistas as potencialidades que os vocábulos apresentam no campos sintáticos, da semânticos e fonéticos. Consideradas as possibilidades de um trabalho com as palavras pela via denotativa ou pela conotativa, a linguagem literária tem na conotação a sua característica básica. (RML) A partir das considerações acima, pode-se considerar como literário o fragmento textual constante da alternativa:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
cade as alternativas????
respondido por:
0
Resposta:
D. Rita tinha uma corte de primos, uns que se contentavam de serem primos, outros que invejavam a sorte do marido. O mais audacioso não ousava fitá-la de rosto, quando ela o remirava com a luneta, em jeito de tanta altivez e zombaria, que não será estranha figura dizer que a luneta de Rita Preciosa era a mais vigilante sentinela da sua virtude.
Explicação:
Apenas nessa opção encontramos manifestação da arte literária, com a marca da ficção e a presença do conotativo, como se percebe em “a luneta de Rita Preciosa era a mais vigilante sentinela da sua virtude”.
Nas demais alternativas, encontramos matéria jornalística em “a” e “d” e fragmentos de cunho científico-teórico em “b” e “c”.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás