Nesse contexto, as pessoas com deficiência e com superdotação, a partir de 1961, são contempladas com alguns dos seguintes decretos: I. A educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. II. Tratamento especial para os alunos com deficiência física, intelectual ou que se encontram em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados. III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. IV. Igualdade de condições de acesso e permanência na escola comum. É correto o que se afirma em
Respostas
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
A lei 4024/1961, trazia diretrizes educacionais que visavam promover a equidade educativa, onde seriam dadas condições para que todas as crianças pudessem ter acesso a educação, aumentando a acessibilidade para deficientes, e permitindo o desenvolvimento livre dos superdotados.
O Brasil é um país relativamente adaptado para o acesso dos deficientes ao processo educativo, porém, os superdotados tendem a serem esquecidos, o que limite o desenvolvimento deles.
Espero ter ajudado!
Resposta:
É correto o que se afirma em :
b) I, II, III e IV.
Explicação:
I. A educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
II. Tratamento especial para os alunos com deficiência física, intelectual ou que se encontram em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados.
III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
IV. Igualdade de condições de acesso e permanência na escola comum.