• Matéria: Ed. Física
  • Autor: samira14759
  • Perguntado 7 anos atrás

Olá aluno(a)! Seja bem vindo(a)!
Vamos iniciar nossa disciplina.
O Fórum de discussão visa promover o debate sobre os Jogos, brinquedos e brincadeiras. Enquanto fenômeno social e cultural, o Jogo está presente em toda história da sociedade, com significados e elementos singulares.
Enquanto sujeitos históricos, todos nós temos uma grande vivência prática em jogos, brinquedos e brincadeiras. Desde crianças fomos imersos nesse universo lúdico. E isso faz parte de nossa identidade, das nossas práticas corporais.
Os debates relacionados a esse Fórum estão ancorados na relação do Jogo com a Cultura. Muitas vezes ouvimos que na atualidade, com as mais diversas formas e equipamentos tecnológicos, além de outros problemas sociais, as crianças estão “brincando mesmo”. Ai sempre surge àquela famosa frase: “na minha época era muito melhor, eu jogava bola na rua, brincava de pega-pega, esconde-esconde...”
Essa comparação trás, como elemento central, a evolução que a sociedade passa, e com ela, as práticas corporais do jogo, dos brinquedos e das brincadeiras. Nesse sentido, lanço as seguintes questões orientadores de nosso debate: Qual a relação do jogo com a cultura? Como as transformações culturais vão modificando essas práticas corporais? Qual seu olhar sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira tradicional, popular, como forma de resistência às inovações tecnológicas?
Vamos movimentar as discussões!!!

Respostas

respondido por: ruancastro15
0

I)  A cultura nada mais é do que um conjunto de costumes e valores de um determinado povo ou região. Consequentemente, a prática de algum determinado jogo é uma manifestação cultural.

II)As transformações culturais vem de fato modificando algumas práticas culturais, um exemplo, como por exemplo a influência tecnológica incentivando a automatização de processos e consequentemente, o sedentarismo.

III) Há uma grande importância em praticar os jogos populares para preservar a cultura de um povo, bem como não se deve negar a importância da tecnologia, o segredo está na dosagem das coisas.

Perguntas similares