Respostas
Resposta:
O relatório da ONU “Perspectivas da Urbanização Mundial” mostra que mais da metade da população está vivendo em áreas urbanas, a estimativa é que até 2050 essa porcentagem aumente e mais de 70% das pessoas morem em centros urbanos.
Caso essas previsões se concretizem – o que é muito possível –, as cidades precisam ter estrutura para atender a todas as demandas dessas pessoas, disponibilizando empregos, moradia, acessibilidade, serviços públicos e muito mais para que todos vivam de maneira adequada.
Infelizmente o cenário atual da maioria das cidades está bem longe disso. Além disso, a concentração de pessoas nos centros urbanos aumentar a poluição e prejudicar o meio-ambiente.
Atualmente as cidades consomem mais energia do que produzem, têm mais desempregados que ofertas de emprego e serviços públicos que não atendem a demanda de todos os moradores. Se está assim agora, imagine em 2050!
A preocupação com esse futuro é tanta que na Agenda 2030 existe uma ODS para tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, uma espécie de “preparação” para o que nos aguarda.