É considerado um fato comprovado que as organizações e as pessoas resistem às mudanças e que, ao mesmo tempo, essa resistência natural pode ser considerada positiva (quando confere alguma estabilidade de processos na organização) e negativa (quando impedem a evolução das pessoas e empresas). De acordo com Robbins (2002) estas oposições são classificadas como fatores de Resistência Organizacional e Resistência Individual. Com base nas afirmações deste autor, podemos dizer que estes fatores tem em suas definições:
I- Resistência Organizacional, relacionado a ameaça às relações de poder estabelecidas, em função das mudanças que pode exigir a redistribuição de autoridade e poder de tomada de decisão, anteriormente atribuídos a apenas algumas pessoas/ cargos ou níveis.
II- Resistência Organizacional, relacionado a inércia estrutural, pois a formalização, como regras, normas, padrões e procedimentos, oferece estabilidade a organização e subsidia os processos de gestão, para que a organização tenha uma cultura forte.
III- Resistência Individual, relacionado a fatores econômicos, por perceber que a mudança pode trazer perda de ganhos e vantagens conquistadas, por exemplo: remuneração, status, competências reconhecidas.
IV- Resistência Organizacional, relacionado ao foco limitado da mudança, quando esta é focada em um determinado departamento ou processo, pode não obter os resultados esperados, pois os processos são interligados e interdependentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Escolha uma:
a. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. As afirmativas II e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
52
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
21
Resposta:
I, II, III e IV Correto
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás