QUESTÃO 1
A publicação “O cotidiano dos vigilantes: trabalho, saúde e adoecimento” aponta que um dos problema gerados pela área de segurança privada é a clandestinidade, o que é reconhecido pelo sindicatos patronais e dos trabalhadores, assim como órgãos públicos de fiscalização. Leia o trecho a seguir do trabalho mencionado.
[...]
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo afirma que a Polícia Federal é incapaz “de fiscalizar a segurança privada em todo o país, o que favorece a multiplicação de vigilantes clandestinos e empresas ´de fachada´, que prestam serviços irregularmente, sem treinamento específico e sem qualquer padrão de qualidade” (SEJUSP, 2002, p. 79)20. Além disso, a falta de um contingente adequado de fiscais da Delegacia de Segurança Privada - DELESP - é sempre apontada como obstáculo à fiscalização e eliminação das atividades clandestinas.
FONTE: VIEIRA, Carlos Eduardo Carrusca; LIMA, Francisco de Paula Antunes; LIMA, Elizabeth Antunes (orgs). O cotidiano dos vigilantes: trabalho, saúde e adoecimento. Belo Horizonte: Fumarc, 2010.
Destaca-se no trecho acima a questão da falta de treinamento dos profissionais com atuação clandestina. E como sabemos é extremamente necessário que o profissional da área de segurança tenha um treinamento adequado para exercer essa função. Assim entreviste um profissional da área de segurança (segurança de shopping ou eventos, vigilante de banco, gestor de empresa de segurança privada, entre outros) ou busque alguma entrevista na internet que deve ser referenciada (transcreva com suas palavras e referencie a fonte), e indague sobre os seguintes temas relacionados nas perguntas a seguir:
1. Existem profissionais que atuam na área de segurança sem a devida qualificação? Comente a respeito.
2. Como foi a formação profissional do entrevistado?
Com base nas discussões suscitadas na unidade I do livro didático da disciplina e aulas, redija um texto dissertativo, em uma lauda, tecendo considerações sobre:
1. O texto apresentado e a visão do seu entrevistado sobre a falta de qualificação profissional;
2. Quanto à formação do entrevistado, justifique se está mais alinhado com os conceitos de treinamento ou desenvolvimento.
Respostas
respondido por:
7
Sim.
Existem profissionais que mesmo com a qualificação para exercer a função não operam suas funções de maneira correta.
A falta de qualificação profissional é algo que interfere no processo de realização das tarefas de uma empresa o que pode prejudicar não só o ambiente de trabalho como prejudicar quem está sendo atendido já que o trabalho é uma atividade que deve se relacionar com a sociedade e o espaço o qual o indivíduo habita.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás