Impotência Ouviu a resposta afirmativa com o suspiro de alívio. O que ela queria é que ele telefonasse para a polícia, chamasse ambulância ou rabecão, desse um jeito para o menino não passar a noite entre os escombros, na enxurrada, ou arranjasse um automóvel e alguém para retirar o corpinho. Quis telefonar, mas o telefone não dava sinal; enguiçara. E quando meteu uma capa de gabardine e um chapéu e desceu a escada, viu que tudo enguiçara, os bondes, os ônibus, a cidade, todo esse conjunto de ferro, asfalto, fios e pedras que faz uma cidade, tudo estava paralisado, como um grande monstro débil. BRAGA, Rubem. 50 crônicas escolhidas. 3. ed. Rio de Janeiro: BestBolso. 2011, p. 14
Tomando como base os elementos utilizados para construir a progressão narrativa do texto, pode-se dizer que, para que a construção da coesão e o sentido original do texto sejam mantidos, a conjunção “ mas” em “ Quis telefonar, mas o telefone não dava sinal; enguiçara” pode ser substituída por a) “porém”, mantendo o valor contrastivo.
b) “por conseguinte”, assegurando a ideia de incompatibilidade.
c) “deste modo”, indicando um fato inevitável naquela situação.
d) “também”, dando continuidade à sequência de ações anteriores.
e) “logo”, transmitindo uma ideia de inevitabilidade da tragédia anunciada.
Respostas
Resposta:
a) “porém”, mantendo o valor contrastivo.
Explicação:
O termo "mas" pode ser substituído, sem alterar seu significado, por a) “porém”, mantendo o valor contrastivo.
O uso do "mas" empregado na frase apresenta a ideia contrária ao que foi dito anteriormente. O sujeito queria fazer uma ligação, porém, não conseguiu porque seu telefone não dava sinal.
Nesse sentido, para manter a coesão com a construção original o termo poderia ser substituído por "porém" que apresenta a mesma ideia desde que ambos são conjunções adversativas.
O que é conjunção adversativa?
São termos que irão indicar uma oposição ou uma noção de contraste, mas que está apresentado dentro de uma mesma oração. É possível classificar essas conjunções diante de uma base do emprego nas frase em que elas não desempenham uma função sintática dentro da oração.
Leia mais sobre a conjunção adversativas em https://brainly.com.br/tarefa/20719575
#SPJ2