• Matéria: História
  • Autor: lariisophi22
  • Perguntado 7 anos atrás

Ainda estudando o texto: A educação confessional protestante no Brasil, faça a leitura das afirmações abaixo.

I.Uma vertente do pensamento humanista leva a uma maior reflexão do papel da igreja e das verdades que ela pregava. A Europa se vê envolta numa efervescência contestadora, o que acaba chegando nas bases da Igreja Romana. Alguns pensadores como o humanista Erasmo e o boêmio de Praga, João Hus se opunham a alguns preceitos e dogmas do catolicismo[...] criticam a igreja em si, assim como, sua postura diante da educação.

Reflita: Por que os pensadores criticam a igreja e a educação da época?

PORQUE

Erasmo aponta que o modelo escolar do seu tempo era estático, formado pela memorização e repetição de conceitos sendo altamente disciplinar e controlado pelos princípios católicos fazendo com que a capacidade crítica e a criatividade do aluno fossem podadas. Essas ideais também influenciam no movimento reformista, o qual criticava valores da igreja católica.

Escolha a alternativa correta.

Escolha uma:
a. A afirmação I está correta, mas a II está incorreta.
b. A afirmação I não se relaciona com a II
c. A afirmação I está incorreta mas a II está correta.
d. As afirmações I e II são corretas, e a II justifica a I

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
5

As afirmações I e II são corretas, e a II justifica a I. Letra D.

O pensamento humanista resulta em uma maior reflexão a respeito do papel da igreja e das verdades pregadas pela mesma. Em que na Europa ocorreu uma grande eferverscência contestadora, resultando nas bases da igreja romana.

De acordo com Erasmo, o modelo escolar do seu tempo era estático, constituído por uma memorização e por repetição de conceitos que são altamente disciplinados e controlados pelos princípios da igreja católica.

Bons estudos!

Perguntas similares