O melhoramento genético participativo (MGP), umcomponente do manejo da diversidade genética,começou a ser delineado no início dos anos 1980e apresenta, como ingrediente fundamental, ainclusão sistemática dos conhecimentos, habilidades,experiências, práticas e preferências dos agricultores.MACHADO, A. T. et al. Manejo da diversidade genéticado milho e melhoramento participativo em comunidadesagrícolas no estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.Planaltina: Embrapa Cerrados, 2002 (adaptado).Nesse contexto, são metas do MGP:A lucro com venda de variedades; produçãode sementes; obtenção de germoplasma deadaptação local.B ganho de produtividade; conservação dabiodiversidade; obtenção e uso de germoplasmade adaptação local; seleção dentro depopulações; avaliação experimental devariedades; lançamento e divulgação de novasvariedades.C armazenamento de sementes; aquisiçãode conhecimento; realização de cursos decapacitação; seleção de populações; ganho deprodutividade.D manejo da biodiversidade; produção earmazenamento de sementes; aquisição dehabilidades no manejo de sementes; produçãode alimentos para subsistência.E ganho de produtividade; lucro com venda devariedades; realização de cursos de capacitação;desenvolvimento da pesquisa local.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
Letra b.
A técnica compreendida como melhoramento genético participativo (MGP) visa a melhora dos produtos agrícolas, principalmente para aumentar a resistência a fatores adversos agrícolas, como ervas daninhas.
Todavia, devem ser implementadas de forma consciente pelas empresas responsáveis, já que podem apresentar riscos em potencial a população, por conta dos agentes ativos presentes nas fórmulas dos produtos que visam o melhoramento genético.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás