Desenvolvida recentemente, a técnica de edição de genoma denominada CRISPR/Cas9 mostra-se bastantepromissora nas áreas de Biotecnologia e Medicina. Por engenharia genética, é possível direcionar o sistemaCRISPR/Cas9 para clivar o DNA em um ponto específico dos genomas de vírus, de plantas, de fungos e deanimais, inclusive de embriões humanos, o que tem gerado discussões a respeito dos aspectos éticos de suautilização.YANAGUI, K. Novas tecnologias, novos desafios. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 68, n. 3, set. 2016 (adaptado).Em relação às questões bioéticas envolvidas na edição genética, avalie as afirmações a seguir.I. No Brasil, não é permitido o uso de técnicas para a edição genética de embriões humanos; os estudoscientíficos nessa área devem ter como objetivo tratar e curar problemas de saúde e não alterar ogenoma ou realizar clonagens.II. A despeito do caráter promissor da edição genética no tratamento de doenças graves, as intervençõesfeitas por meio da técnica de CRISPR/Cas9 em embriões podem ser passadas às gerações futuras, poresse motivo, a prática é considerada eugenista, o que ensejou a proibição de estudos desse tipo emembriões humanos em alguns países.III. Em alguns países, inclusive no Brasil, são permitidas por lei a manipulação e a modificação genética deembriões humanos para fins de pesquisa, entretanto, esses embriões devem ser descartados dentrodo prazo de duas semanas.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
C I e II, apenas.
O texto aborda questões referentes a técnicas de clonagem ou modificações genéticas que podem ser incapazes de se tornar invasivas ou reduzir a transparência e esclarecimento aos pacientes.
Por conta disso, a legislação vigente impede que técnicas deste tipo sejam realizadas, como em vários países desenvolvidos e também no Brasil, como forma de se reduzir possíveis técnicas eugenistas.
Resposta:
I - No Brasil não é permitido o uso de técnicas para a edição genética de embriões humanos; os estudos científicos nessa área devem ter como objetivo tratar de cura de problemas de saúde não alteraria genoma realizar clonagens.
II - A desrepeito do caráter promissor da edição genética no tratamento de doenças graves, as intervenções feitas por meio da técnica de CRISPR/ Cas9 em embriões podem ser passadas as gerações futuras por motivo, prática considerada eugenista, o que ensejou a proibição de estudos desse tipo de embriões humanos em alguns países.
Estão corretas