• Matéria: ENEM
  • Autor: Analycegmailcom5900
  • Perguntado 7 anos atrás

O Ministério da Saúde do Brasil tem investigado aspossíveis associações entre os casos de microcefaliaem recém-nascidos e o Zika vírus desde as primeirasnotificações, em outubro de 2015. É comprovado queo Zika vírus atravessa a barreira placentária; o Zika vírustambém já foi identificado em natimortos e recémnascidos com microcefalia ou outras malformações dosistema nervoso central (SNC). Apesar das evidênciasdisponíveis até o momento indicarem fortemente que oZika vírus está relacionado à ocorrência de microcefalia,não há como afirmar que a presença deste vírus durantea gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimentode microcefalia no feto. Nesse contexto, todos osprofissionais de saúde, com destaque para o enfermeiroque está diretamente envolvido com a gestão eoperacionalização dos serviços de saúde, devem atentarpara as ações de vigilância em saúde no combate aoscasos de microcefalia e demais malformações do SNCem recém-nascidos. Cabe destacar que não deve serdesprezada a investigação de outras causas, além doZika vírus, para fins de diagnóstico diferencial e estudosda possível associação entre as infecções e o resultadofetal em discussão.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/oualterações do sistema nervoso central (SNC). Brasília, 2015 (adaptado).A partir dessas informações, avalie as afirmaçõesa seguir, acerca de possíveis causas congênitas demicrocefalia.I. Trauma disruptivo, como o acidente vascularencefálico hemorrágico, pode causar microcefalia.II. A microcefalia pode ser causada pordoenças infecciosas como sífilis,toxoplasmose e rubéola.III. O efeito teratogênico do álcool pode provocarmicrocefalia.IV. Fetos de mulheres com diabetes materna malcontrolada podem apresentar microcefalia.V. A microcefalia pode ser provocada pelahipertensão arterial materna.É correto apenas o que se afirma emA IV e V.B I, II e III.C I, IV e V.D II, III e V.E I, II, III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

A alternativa correta é a letra E.

No Brasil, houve casos principalmente no nordeste em crianças que apresentaram microcefalia e zika.

O governo brasileiro ainda não descobriu a causa da transmissão do agente, muito menos como o feto foi infectado e qual é o período em que a gestante está mais vulnerável ao agente.

No primeiro momento, descobriu-se que está relacionado ainda nos três primeiros meses de gravidez.

A microcefalia consiste na malformação do cérebro. Atualmente é possível saber se um bebê nascerá com microcefalia por meio de ultrassons.

Abraços!

Perguntas similares