Uma mulher com 52 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito tipo II e hipertensão arterial sistêmica,foi atendida por otorrinolaringologista com queixa de sensação de flutuação, crises de vertigem eventuais,sensação de plenitude auricular e desconforto a sons intensos.Foi solicitada avaliação otoneurológica e os resultados obtidos na audiometria tonal liminar e nalogoaudiometria estão representados a seguir. Na imitanciometria foram verificadas curvas timpanométricasdo tipo A e reflexos acústicos ipsi e contralaterais, presentes bilateralmente.Com base nesse caso, avalie as afirmações a seguir, relativas aos resultados esperados da vectoeletronistagmografia.I. Na calibração, espera-se encontrar traçado irregular dos movimentos oculares.II. Na prova de rastreio pendular, espera-se encontrar curva sinusoidal do tipo I.III. Na prova calórica com ar, espera-se que ocorra hiperreflexia ou preponderância direcional.IV. Na prova de pesquisa do nistagmo semiespontâneo, espera-se encontrar nistagmo multidirecional.V. Na prova de pesquisa do nistagmo espontâneo, de olhos abertos e fechados, espera-se presença do nistagmo.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C II e III.D III e V.E IV e V.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
As afirmativas corretas são II e III. Letra C.
Espera-se para esse caso, os sinais centrais distintos e não compatíveis aos que são achados para essa doença labiríntica. Em que no item I, não é esperada uma calibração irregular dos movimentos oculares, que é um sinal central.
E no item IV, não precisamente, ocorreria a presença do nistagmo espontâneo. Apenas se houvesse o Efeito Inibidor da Fixação Ocular (EIFO) e que a senhora não estivesse em uma situação de crise.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás