A medida do Perímetro Cefálico (PC) é importante nos primeiros dois anos de vida, por refletir o crescimentocerebral, sendo um dado clínico fundamental no atendimento pediátrico. Essa medida pode constituir-se nabase do diagnóstico de doenças neurológicas. Em 2015, o Ministério da Saúde reconheceu a relação entreo aumento na prevalência de microcefalia no Brasil e a infecção de gestantes pelo vírus Zika.Considerando essas informações, a respeito da microcefalia e da medição do PC, faça o que se pede nositens a seguir.a) Explique como deve ser feita a medição do PC do recém-nascido. b) Explique como devem ser analisadas as medidas do PC em recém-nascidos a termo, entre 37 e 42 semanasde gestação, de modo que se identifique se são portadores ou não de microcefalia. c) Explique como deve ser feito o acompanhamento dos neonatos com comprometimento neurológico emconsequência de infecção pelo vírus Zika, de acordo com o Ministério da Saúde
#ENADE
Respostas
a)
A medição do perímetro cefálico deve ser feita com fita métrica, anteriormente na altura das arcadas supraorbitárias ou glabela, e posteriormente na proeminência do osso occipital.
b)
As medidas deverão ser colocadas nos gráficos e comparadas com valores de referência de idade e sexo conforme a tabela da OMS.
Os recém-nascidos que possuem perímetros cefálicos inferiores a dois desvios-padrão abaixo da média para idade e sexo, são considerados como portadores de microcefalia.
c)
Os neonatos que apresentam comprometimento neurológico devem receber, ao longo da infância, um acompanhamento regular que inclua: avaliação clínica do crescimento da cabeça, avaliação de desenvolvimento e exames físicos e neurológicos.
Também deve ser feita a avaliação da audição e avaliação ocular, além das avaliações de alterações estruturais.
Espero ter ajudado, bons estudos.