As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos,quando ocorrem, afetam praticamente todosos animais, o que reduz o consumo voluntáriode alimentos, afeta a digestão e a absorção denutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e,consequentemente, a produtividade geral dosrebanhos. Além disso, traz despesas financeirasadicionais em razão do aumento de mão de obra,da aquisição de medicamentos e das perdas coma mortalidade animal. Além do fator econômico,destaca-se o problema decorrente dos resíduosdos fármacos utilizados no tratamento dos animaisparasitados, que contaminam a carne, o leite e omeio ambiente.Considerando essas informações, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Quando não controlado, o parasitismogastrointestinal é a principal enfermidaderesponsável por mortes e prejuízos nosrebanhos caprino e ovino.II. Anemia, diarreia, edema submandibular,perda de brilho e da resistência do peloe/ou lã e emagrecimento são sinaisclínicos de parasitismo gastrointestinal empequenos ruminantes.III. A administração periódica de medicamentosantiparasitários em todos os indivíduos deum rebanho caprino ou ovino resulta emerradicação do parasitismo.IV. O manejo rotacionado das pastagensassociado à alternância de espécies animaisreduz a carga parasitária no ambiente.É correto apenas o que se afirma emA I e IV.B II e III.C III e IV.D I, II e III.E I, II e IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
A alternativa E) apresenta as afirmativas corretas em relação as verminoses em caprinos.
O problema da caprinocultura é a falta de organização e de conhecimento dos próprios produtores, que criam situações de estresse e propicia para o desenvolvimento de doenças nos caprinos, principalmente as parasitoses.
Por exemplo, alguns produtores tendem a vermifugarem os animais periodicamente, porém, em pequenas doses, o que acaba levando os parasitas a desenvolverem resistência aos vermífugos.
É importante só tratar os animais que apresentam sinais clínicos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás